12 de fevereiro de 2020 . 17:37

Espaço de convivência é inaugurado no Fórum da Lavradio

Foi inaugurada nesta quarta-feira (12) a Sala Costa Neto, um espaço de convivência no Fórum da Lavradio destinado a magistrados, servidores e advogados. Equipado com sofás, televisão, computadores e ambientes privados para terapias holísticas, como massagem, reflexologia e auriculoterapia, o local também destina uma sala para a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT).

“A criação do espaço de convivência para os diferentes públicos é uma ótima forma de promover a integração e aproximar as categorias que atuam no dia a dia no Fórum da Lavradio. Além disso, reforça os vínculos do Tribunal com a Caarj e a OAB em torno da Justiça do Trabalho carioca”, afirmou a vice-presidente da AMATRA1, Alessandra Magalhães, no exercício regimental da presidência.

Nomeado em homenagem ao ex-presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) Francisco Costa Neto, falecido em 26 de maio de 2009, o espaço é fruto da parceria do TRT-1 com a Caarj (Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro) e com a seccional Rio de Janeiro da OAB-RJ.



Leia mais: Cerimônia de posse da nova diretoria da AMATRA1 será nesta quinta (13)
Porto questiona constitucionalidade da MP do contrato Verde Amarelo
TRT-1 condena empresa por revista íntima vexatória a trabalhadora

O presidente do TRT-1, desembargador José da Fonseca Martins Junior, destacou que a inauguração da Sala Costa Neto resgata o histórico costume de integração entre as juízes, advogados e servidores no Tribunal. 

“Com o apoio da administração, da Caarj e da OAB, também pudemos dar um novo espaço de atuação para a ACAT. Esse é um momento histórico e muito importante porque estamos abrigando a primeira associação de advogados trabalhistas do Brasil em um espaço que nunca deveria ter sido retirado”, disse o desembargador, que recebeu uma moção honrosa da Caarj, da ACAT e da OAB-RJ na solenidade.

Presidentes de entidades inauguraram a Sala Costa Neto, no Fórum da Lavradio

Para o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, a inauguração também foi um marco histórico para as entidades. “Este vai ser um espaço de convivência para todos nós, um local de relaxamento para aliviar o estresse do dia a dia. Além de ter nossa querida ACAT aqui dentro. É um dia de alegria”, afirmou.

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, afirmou que a criação da sala representa o respeito mútuo entre as instituições. “O espaço é uma união da advocacia com o Tribunal, que abriga a ACAT e demais integrantes das entidades. Apesar de não ser advogado trabalhista, não existe lugar em que eu me sinta mais acolhido e integrado do que na Justiça do Trabalho.”

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, celebrou a homenagem ao advogado Costa Neto. “Além de abrigar a Caarj e ter esse espaço de convivência, fico ainda mais feliz por a sala ter o nome do Francisco Costa Neto. Este é um momento de felicidade e gratidão.”

Mônica Costa, filha do homenageado, ficou honrada em participar da cerimônia de inauguração da sala. “Agradecemos o reconhecimento de sua dedicação e empenho no desenvolvimento e aprimoramento das instituições representativas da advocacia no Rio de Janeiro”, disse.

FIlha de Francisco Costa Neto, Mônica Costa ficou honrada com o reconhecimento do trabalho de seu pai

Na ocasião, também foi assinado um convênio entre o TRT-1, a OAB-RJ e a Caarj que disponibiliza a advogados o acesso à rede de wi-fi nos fóruns da Lavradio e da Gomes Freire. < VOLTAR