23 de janeiro de 2020 . 17:05

Juiz concede liminar contra demissão de empregados da OS Viva Rio

O juiz do Trabalho Marcel da Costa Roman Bispo concedeu liminar que impede a demissão de 5.330 empregados da Organização Social (OS) Viva Rio, que prestavam serviços em unidades de saúde no município do Rio de Janeiro. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (20), ainda durante o Plantão Judiciário do TRT-1. O magistrado determinou que a OS não dispense os trabalhadores até apresentar como pretende pagar as rescisões contratuais.

“O fundamento básico do pedido de liminar foi a situação de indeterminação dos envolvidos. A decisão teve o objetivo de impedir a dispensa dos trabalhadores na terça-feira e permitir que a OS explique se as pessoas seriam de fato demitidas ou reaproveitadas”, afirmou Marcel à AMATRA1.

Leia mais: Convênio: Mega Turismo oferece descontos para pacotes no Carnaval
‘STF Mirim’ aproxima Judiciário do público infanto-juvenil
CNJ recebe boas práticas para Selo de Desburocratização até dia 7

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a OS será multada em R$ 1 mil por cada trabalhador dispensado. O pedido de liminar foi feito pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro e pela Comissão de Negociação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município do Rio, depois que a Viva Rio divulgou que os profissionais estariam em aviso prévio a partir de terça-feira (21). A OS também reconhece não ter como pagar com as rescisões contratuais e afirma que os avisos prévios e demissões estarão cancelados caso a prefeitura do Rio não repasse recursos até 7 de fevereiro.

A Viva Rio era responsável pela administração de 75 unidades de saúde na cidade, mas a prefeitura do Rio rompeu de maneira unilateral o contrato com a OS.

*Foto: Agência Brasil < VOLTAR