“Ouvir é Legal” chega ao Foro do Lavradio

Com o objetivo de abrir mais um canal de comunicação para o jurisdicionado, advogados e servidores, a Ouvidoria do TRT/RJ deu início, na manhã de hoje (12/05), à ação “Ouvir é Legal”, que proporcionará atendimento presencial para recebimento de sugestões, reclamações, críticas, elogios, denúncias, consultas processuais ou solicitação de esclarecimentos, no Foro do Lavradio.

 

Durante a cerimônia de implantação do serviço, o desembargador Damir Vrcibradic, responsável pela Ouvidoria do TRT/RJ, ressaltou, em discurso, que o contato direto com advogados e usuários é fundamental para a aproximação com o Judiciário, tornando mais efetiva a prestação jurisdicional.

 

Corroborando as palavras de Vrcibradic, o diretor do Foro do Lavradio, juiz Maurício Pizarro, lembrou que a ideia de receber a ouvidoria era um sonho antigo. De acordo com o magistrado, com a implantação deste serviço, as demandas serão encaminhadas aos gestores do foro, visando ao aperfeiçoamento do funcionamento das Varas e à melhora no atendimento ao público.

 

O desembargador José Nascimento Netto, ouvidor na gestão anterior, afirmou que a extensão do serviço para o Lavradio sempre foi uma necessidade e que a implantação do “Ouvir é Legal” é um passo largo na consolidação do processo de democratização interna do Tribunal.

 

“A ouvidoria do TRT da 1ª Região é referência no País e conta com uma equipe que tem raça, força e gana, trazendo para este órgão a menção de excelência”, destacou Nascimento.

 

Para a presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, a ouvidoria é importante não só para jurisdicionado e advogados, mas também para os servidores que, agora, terão um canal direto com a Administração do Tribunal.  

 

A importância do projeto também foi comentada pela vice-presidente da Amatra1, Áurea Sampaio. De acordo com ela, quando registram as suas reclamações, elogios, sugestões e denúncias, as partes, advogados, servidores e juízes exercem a sua cidadania e atuam como verdadeiros  agentes de mudanças.

 

“Somente a partir do conhecimento da nossa realidade diária podemos superar as dificuldades, aperfeiçoar a entrega da prestação jurisdicional, melhorar o atendimento à sociedade e ampliar o acesso à Justiça”, explica a juíza.

 

O novo espaço complementa os canais de comunicação já existentes, como e-mail, telefone, fax, cartas, formulário eletrônico no site do TRT/RJ e, ainda, pessoalmente, na própria Ouvidoria, localizada no prédio-sede do Tribunal. O posto, que terá, inicialmente, duas pessoa no atendimento, funcionará no Gabinete Executivo do 10º andar do Foro da Lavradio, todas as quintas-feiras, das 10h às 16h.