Cartilha do Direito Internacional do Trabalho

Representando a Amatra1, a coordenadora regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, Rosilda Rocha, esteve em Lima, no Peru, para o lançamento das versões em espanhol e em francês da “Cartilha do Direito Internacional do Trabalho”, publicação da Anamatra produzida como resultado de protocolo de cooperação firmado  com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano passado. O lançamento foi feito, no dia 12 de agosto, durante o 22º Encontro Estadual dos Juízes do Trabalho do Rio Grande do Sul.

 

Presente ao evento, a diretora regional adjunta da OIT para a América Latina e Caribe, Gerardina Gonzalez Marroquin, destacou que a Cartilha é um marco do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. “É tecnicamente adequada e tem linguagem acessível que permite o entendimento de temas complexos”, disse ela, lembrando que, apesar dos avanços no trabalho decente no mundo, milhões de trabalhadores ainda não têm acesso aos seus direitos fundamentais.

 

Coube ao juiz Gustavo Vieira, integrante da Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, a apresentação da Cartilha do Trabalhador aos participantes do encontro, ao lado da juíza Rosemeire Lopes Fernandes, também integrante da Comissão. “Resolvemos contar a história do trabalho com diálogos e trouxemos um pouquinho da história do trabalho no mundo e no direito internacional do trabalho”, relatou o juiz.

 

O objetivo da Anamatra e da OIT, ao criarem e traduzirem a Cartilha – cujas versões em português e inglês foram apresentadas na 100ª Conferência Internacional da OIT em Genebra -, é fazer com que as normas internacionais e os direitos e deveres dos cidadãos sejam conhecidos, de forma clara, simples e didática, por jovens e trabalhadores do mundo todo.

 

*** Com informações da Anamatra.