Fórum de Gestão: Sessão Plenária aprova 89 propostas

No dia 24 de novembro, cerca de 150 magistrados se reuniram no auditório do TRT/RJ, para a Plenária que deliberou 97 das 176 propostas apresentadas e discutidas, ao longo da semana, nas comissões formadas no Fórum de Gestão Judiciária. Coordenada pelo desembargador Alexandre Teixeira de Freitas e secretariada pela juíza Adriana Freitas de Aguiar, a votação abarcou proposições focadas em pontos diversos, incluindo gestão de processos, gerenciamento de pauta, condição de trabalho, processo de trabalho, convocação de juízes, entre outros.

 

Em uma votação bastante democrática, como apontou o diretor da Escola Judicial, 89 proposições foram aprovadas por unanimidade ou por maioria, com ou sem ressalvas. Durante a votação, houve a oportunidade de sustentação da proposta, além de espaço para críticas e esclarecimentos.

 

Entre as proposições aprovadas, estava a criação de um grupo de trabalho com a função de auxiliar na implementação das propostas aprovadas, bem como definir prioridades e avaliar os resultados. Diante disso, ficou decidido que a composição deste grupo seria feita por votação, a qual se realizou na própria sessão plenária. Após abertura de candidatura voluntária, foram escolhidos, para o referido grupo: o desembargador Roque Lucarelli (107 votos); os juízes titulares, Eliane Zahar (56 votos) e Jorge Ramos (59 votos); e os juízes substitutos, Flávio Alves (37 votos) e Cláudia Márcia (35 votos).

 

A Plenária foi concluída com a afirmação da desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry de que algumas propostas já serão implementadas na próxima semana. A presidente do TRT/RJ também destacou que vai expedir um Ato, permitindo a inclusão de um dos membros do Grupo de Trabalho ali formado no Comitê de Gestão Estratégica do Tribunal, para que as propostas aprovadas possam ser efetivamente cobradas.