Presidente da Amatra1 participa da apresentação do Passadiço Cultural

Na tarde do dia 12de dezembro, a presidente eleita da Amatra1, Áurea Sampaio, participou daapresentação do projeto arquitetônico para a construção do PassadiçoCultural, localizadona Rua do Lavradio. O espaço, que funcionará como um corredor ou galeria,facilitará o dia a dia de advogados e do público em geral, que não precisarãomais contornar o quarteirão para se deslocarem entre os Foros da Avenida GomesFreire e da Rua do Lavradio.

A reforma do imóvel– que é de propriedade do município do Rio de Janeiro e tem a sua fachadatombada, por estar localizado numa Área de Proteção do Ambiente Cultural – serápossível graças à parceria com o Instituto Justiça & Cidadania, que será oresponsável pelo gerenciamento da obra, e com a Petrobras, que patrocinará asobras.

A apresentação doprojeto arquitetônico foi feita por Tiago Santos Salles, presidente doInstituto Justiça & Cidadania. Ele explicou detalhes da obra, que englobaráo restauro da fachada, a construção de um caminho, sua pavimentação, jardinageme instalação da cobertura de alta resistência. O Passadiço também levará emconta os quesitos de acessibilidade para cadeirantes e portadores dedeficiência visual. Há também a previsão de instalação de um “café” ede espaço para apresentações culturais, como exposições.

O início das obras, que devemdurar cerca de quatro meses, está previsto para o mês de janeiro, com previsãode inauguração do Passadiço Cultural em maio de 2012.

Participaramda apresentação os desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry, presidente deTRT/RJ e Carlos Alberto Araújo Drummond, vice-presidente do Tribunal; ojuiz Maurício Pizarro Drummond, Titular da 12ª VT/RJ e diretor do Foro de1ª grau da capital; José Geraldo da Fonseca e Mário Sérgio Medeiros Pinheiro;Orpheu Santos Salles, editor da Revista Justiça & Cidadania e presidente dehonra do Instituto Justiça & Cidadania; Luiz Bragança, gestor de projeto daComunicação da Petrobras; Ésio Costa Júnior, gerente do Contencioso daPetrobras; Nelson Sá Gomes Ramalho, gerente jurídico corporativo da Petrobras;Ricardo Menezes, diretor tesoureiro da Caarj, entre outras autoridades.