Íntegra do discurso proferido pela presidente eleita da Amatra1, Áurea Sampaio

Senhoras e senhores

Queridos amigos,
 
Boa noite,
 
 
Presidir uma associação com o perfil e a história da Amatra1, que em breve completará 50 anos repletos de vitórias, conquistas e realizações, é, para mim, uma honra e motivo de grande satisfação pessoal, por isso as minhas primeiras palavras serão de agradecimento:
 
Aos ex-presidentes da Amatra1 que apoiaram publicamente o meu nome em carta enviada aos associados durante a campanha.
 
Aos integrantes das diretorias passadas, em especial os presidentes Claudio Montesso, Alexandre Teixeira de Freitas, Nelie Perbeils, Luciana Pereira das Neves e André Villela pelos momentos compartilhados e experiências vividas, que me possibilitaram conhecer e entender a importância do movimento associativo e adquirir a experiência, a maturidade e a tranquilidade necessárias para assumir o desafio de presidir a Amatra1.
 
Aos colegas que integram a atual diretoria por terem generosamente aceito o convite para junto comigo enfrentar e superar este desafio.
 
Aos associados que acreditaram e confiaram em nossas propostas e com expressiva votação nos legitimaram para representá-los, o que reforça a nossa atuação.
 
Ao meu marido e as minhas filhas pelo apoio e pela compreensão nos momentos em que estive e estarei ausente. 
 
Em respeito a todos, aproveito este momento solene para, em nome da diretoria eleita para o biênio 2012/2013, reafirmar os três compromissos centrais assumidos durante a campanha:
 
o compromisso de INOVAR com propostas que visem à democracia interna e que privilegiem a saúde e a qualidade de vida dos magistrados;
 
o compromisso de AGIR na defesa das garantias e prerrogativas dos magistrados e da manutenção da paridade e direitos dos aposentados e pensionistas;
 
o compromisso de FORTALECER a independência funcional dos magistrados, a união e a interação entre os associados e, em especial, a participação destes no Projeto Trabalho, Cidadania e Justiça.
 
Tenham a certeza de que não pouparemos esforços para cumprir os nossos objetivos, sempre com firmeza, determinação, seriedade e bom senso.
 
Assumimos a direção da Amatra1 justamente em um momento em que não apenas a Justiça do Trabalho da 1ª Região, mas o Poder Judiciário como um todo, está no foco de uma onda de denuncismos.
 
Com base em meras especulações sobre atos de autoria desconhecida e praticados em circunstâncias não esclarecidas, a idoneidade de todos os magistrados que integraram a Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro nos últimos dez anos foi posta em dúvida.
 
Ofensas e ataques generalizados vieram de todas as partes e iniciou-se uma campanha intensa, nunca antes vista, de tentativa de desmoralização dos magistrados de todo o Brasil, com a clara intenção de denegrir a imagem do Poder Judiciário e enfraquecer a sua firme atuação.
 
A resposta da Amatra1, honrando seu histórico de perseverança e de lutas, foi a renovação pública do compromisso com a legalidade, com a ética, com a transparência.
 
Exigimos que as autoridades competentes iniciassem as investigações das denúncias, para identificação dos envolvidos e punição de eventuais culpados, observando-se o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa.
 
É em momentos como este que as associações de magistrados ganham relevância e importância, porque saem em defesa da legalidade, das garantias e das prerrogativas da magistratura que, longe de serem privilégios, são uma proteção para a sociedade, que necessita de juízes independentes para que os conflitos de interesses sejam pacificados de forma justa.
 
Vale citar as palavras do jurista Dalmo de Abreu Dallari, em seu livro o Poder dos Juízes:
 
“A rigor, pode-se afirmar que os juízes têm a obrigação de defender a sua independência, pois sem esta a atividade jurisdicional pode, facilmente, ser reduzida a uma farsa, uma fachada nobre para ocultar do povo a realidade das discriminações e injustiças”.
 
Diante de tão lúcida afirmação, ficam no ar as seguintes perguntas, que não serão por mim respondidas neste momento, porque merecem reflexão:
 
-A quem interessa denegrir a imagem do poder judiciário?
 
-A quem interessa reduzir a independência dos juízes e enfraquecer a sua atuação?
 
Já me encaminhando para o final, reafirmo que a Amatra1 representa todos os seus associados, juízes e desembargadores, sejam eles ativos ou aposentados, e também os pensionistas, por isso os seus interesses e postulações  serão tratadas com a mesma atenção e importância.  Este é o nosso propósito.
 
Encerro, convidando todos os associados a colaborarem ativamente com a nossa gestão.
 
Comparecendo aos eventos culturais, sociais e políticos;
 
Lendo o site, os informativos, comunicados e a nossa revista, que sempre contêm informações relevantes e atuais.
 
Enviando sugestões e críticas que são indispensáveis para evitar e corrigir eventuais falhas e equívocos.
 
A nossa Sede, e também a sala de lanches no Fórum Lavradio, estão sempre de portas abertas para recebê-los.
 
A Amatra1 é nossa, vamos nos unir ainda mais em torno dela.
 
Que a solidez da nossa união garanta alicerces ainda mais seguros e firmes para que os Magistrados do Trabalho do Rio de Janeiro possam exercer com firmeza e independência a sua missão de promover e garantir Justiça!
 
Agradeço a presença e a atenção.