Evento Marcará Campanha Contra Acidentes do Trabalho

No dia 06 de fevereiro, autoridades públicas, sindicalistas, representantes da sociedade, dos trabalhadores da construção pesada e dos empregadores do setor se reuniram no Salão Nobre do TRT/RJ para discutir detalhes da campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho, programada para acontecer no dia 2 de março, no Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã.

O evento, voltado para o setor da construção civil no Rio de Janeiro, pretende reunir todos os trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras no Estádio, para conscientizá-los sobre os riscos do aumento de acidentes de trabalho. A iniciativa é uma parceria entre o TRT/RJ e o TST, que, desde o ano passado, trabalha com campanhas de esclarecimentos das leis, direitos e cuidados relacionados a acidentes do trabalho envolvendo a construção civil.

A proposta do evento é apresentar um vídeo institucional, capaz de sensibilizar todos os envolvidos com as obras, sobre as condições ideais de trabalho, prevenção de acidentes e a manutenção da integridade física do operário. Além disso, serão entregues revistas em quadrinhos e cartilhas com informações sobre saúde e segurança. O principal objetivo é criar um sistema de gestão integrada de saúde e segurança do Trabalho, que vise à elevação da qualidade de vida dos trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro.
 
Está prevista a participação de atletas e representantes de entidades parceiras. O ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST e CSJT, foi convidado para palestrar sobre as medidas concretas que estão sendo tomadas para reverter os índices de acidentes. 
 
Getrin e PTJC
 
Um dos envolvidos no projeto do evento é o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), formado por integrantes da Amatra1, da Setrab, do TRT/RJ, do MPT/RJ e da SRTE/RJ, que defende a bandeira de que os acidentes de trabalho e as doenças laborais devem ser evitadas. Na ocasião da reunião, estavam presentes a desembargadora Maria José Aguiar, que representou a Amatra1; a superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho da Setrab, Maria Christina Menezes; o assessor especial da Setrab, Antonio Aziz; Laís Augusta Santos, pela PRT1; e Narciso Guedes, do MTE.
 
A convite do Getrin, a coordenadora nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, juíza Eliete Telles, também participou do encontro. A ideia é que a Cartilha do Trabalhador, utilizada nas atividades desenvolvidas pelo Programa, seja um dos itens do kit de prevenção de acidentes que será distribuído no evento. A metodologia do PTJC também será utilizada em outras ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, de iniciativa do TST.
 
O próximo encontro foi agendado para o dia 10 de fevereiro, no canteiro de obras do Maracanã. Também participaram desta primeira reunião o juiz Ricardo Miguel; Teresa Cristina Basteiro, procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho; Wilton Silva Costa, da Superintendência Regional do Trabalho/RJ; Maurício Ramos e Odilon dos Santos Braga, da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil do Rio de Janeiro (CTB); Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Ricardo Novaes Lucindo, diretor administrativo da Ecovix Engenharia; Bartolomeu França, da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Antonio Carlos Mendes Gomes, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ); Ana Cláudia Pontes, do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Seconci); Antonio Carlos de Faria, da Odebrecht; Wilson Busanello, gestor do Consórcio Maracanã; Mariana Cavalcanti Martinelli, Jorge Cardoso, Anderson Martinelli e Jaqueline Martinelli, da Martinelli Construtora; e Alana Pereira, da Suderj.
 
** Com informações e foto da ascom do TRT/RJ