Amatra1 e Getrin participam de Audiência Pública

No dia 16 de março, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, e integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) foram convidados a participar da Audiência Pública sobre a “Campanha Nacional em Defesa da CLT, dos Direitos Trabalhistas, Sociais e Previdenciários”, organizada pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST).

O evento aconteceu no Plenário Délio Maranhão, no prédio-sede do TRT/RJ, e teve o objetivo de compilar pronunciamentos em defesa da melhor distribuição de renda, da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, do fim do fator previdenciário, e da regulamentação da terceirização.

 
Na abertura da Audiência, Áurea Sampaio, parlamentares, juristas e representantes de entidades falaram sobre a importância da CLT no resguardo dos Direitos dos trabalhadores. Também foi destacada a luta das entidades de classe para que não sejam rechaçados esses direitos.
 
Na ocasião, o ministro Arnaldo Süssekind, um dos responsáveis pela elaboração da CLT, foi homenageado. O desembargador Alexandre Agra Belmonte, em nome de todos os presentes, ressaltou a riqueza do histórico profissional do jurista e reforçou que as reverências a ele dirigidas são fruto de seu incansável trabalho pelo engrandecimento do Direito do Trabalho.
 
Em breves palavras, Süssekind agradeceu a homenagem e discorreu sobre os principais momentos do processo de criação da CLT. Ao finalizar, afirmou que encontros como aquele que estava sendo realizado são fundamentais para mostrar que o trabalhador deseja continuar com a legislação como está. “Há pontos falhos, sim, mas que podem ser corrigidos e não extintos. Todos reconhecem que a CLT precisa ser aperfeiçoada”, disse ele.
 
Também participaram da Audiência Pública: a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ; a desembargadora Maria José Aguiar Teixeira Oliveira; Maria Christina Menezes, coordenadora do Getrin e superintendente da Setrab; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Teresa Cristina Basteiro; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego do MTE/RJ, Antonio Henrique de Albuquerque Filho, além de representantes de centrais sindicais e de confederações trabalhistas.