TST – Confira a programação da Justiça do Trabalho na Rio+20

A Justiça do Trabalho participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, de maneira marcante, apresentando iniciativas que visam à melhoria da vida e do trabalho das pessoas, criando perspectivas de um progresso mundial em conjunto com a sustentabilidade ambiental.

EXPOSIÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

Durante todos os dias do evento, a JT terá estande próprio, o qual mostrará aos visitantes de mais de 190 países, através de palestras e material informativo, os projetos sustentáveis empregados pelo Judiciário Trabalhista, como a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Aliás, não por acaso, durante a Rio+20 será feito o anúncio da instalação do PJe-JT no Rio de Janeiro. A solenidade será conduzida pelo presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, no dia 18 de junho, em um dos auditórios do evento.

PALESTRAS

15 DE JUNHO

Os programas de sustentabilidade do CSJT, do TST e dos TRTs também serão apresentados na conferência no Fórum Governamental de Responsabilidade Social e Sustentabilidade na Administração Pública, organizado pelo CSJT. O evento será realizado no dia 15 de junho, sexta-feira, das 11 às 12h, no Espaço CNO, no Parque dos Atletas, Auditório 4, Barra da Tijuca.

16 DE JUNHO

Dentre os projetos coordenados pelo CSJT, há o Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, cuja elaboração foi feita por um grupo de trabalho composto por servidores do CSJT, TST e TRTs. A proposta estabelece critérios para aquisição de bens e contratação de serviços. Dia 16 de junho, sábado, das 11 às 12h, será feita a apresentação do projeto, em palestra proferida por Ana Borges, representando o CSJT, e Teresa Villac, da Advocacia Geral da União. A palestra será no Espaço CNO, no Parque dos Atletas, Auditório 4, Barra da Tijuca.

18 DE JUNHO

Outra iniciativa da Justiça do Trabalho é o Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo TST e CSJT, visando à prevenção de acidentes de trabalho. O secretário-geral da Presidência do TST, juiz do Trabalho Rubens Curado Silveira, proferirá palestra sobre o tema no dia 18 de junho, segunda-feira, das 18 às 19h, no Espaço CNO, no Parque dos Atletas, Auditório 4, Barra da Tijuca.

Além destas ações, haverá um catálogo reunindo informações das atividades da JT relacionadas à responsabilidade socioambiental, disponível em português, inglês, espanhol, braile e vídeo. O estande da Justiça do Trabalho na Rio+20 fica na Tenda das Organizações Nacionais, Pavilhão K, nº 96, Parque dos Atletas, Avenida Salvador Alende, s/nº, Barra da Tijuca.

++ Com Informações do TST