TRT/RJ empossa nova Desembargadora

 

Primeira mulher a ingressar no Tribunal pelo quinto constitucional da OAB, a advogada Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva tomou posse, na tarde do dia 25 de junho, como desembargadora do TRT/RJ. A sessão solene foi acompanhada por centenas de pessoas, entre autoridades, familiares e amigos da nova magistrada, que lotaram o Plenário Délio Maranhão.
 
Após ser conduzida à bancada pelos desembargadores Mário Sérgio Pinheiro e Rosana Salim Travesedo, Sayonara foi condecorada, pela presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, com a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário.
 
Em nome de todos os desembargadores, Gustavo Tadeu Alkmim saudou a magistrada, falando sobre o panorama da Justiça do Trabalho que ela encontrará daqui para frente, onde a virtualidade precisa andar lado a lado com o sentimento humanista. Destacando as qualidades de Sayonara, Alkmim disse que “a nova magistrada carrega toda pluralidade que o Judiciário atual exige”, e acrescentou: “Advogada, professora, acadêmica, mestre e doutora são atributos que se associam à crença de construir uma sociedade mais justa. Por isso, chega em boa hora. O bom juiz é aquele que busca essa sociedade justa”.
 
A presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, em seu discurso de saudação, afirmou que, com sua competência e disposição natural para o trabalho, Sayonara não terá dificuldade em se adaptar às múltiplas funções que um magistrado assume, atualmente. “A prolação de decisões deixou de ser a única tarefa a ser executada. Nos dias de hoje, além do conhecimento tradicional do Direito, o magistrado precisa ter noções de administração, estatística, estar atento as senhas de acesso aos diversos convênios, cumprir metas e, agora, conhecer e dominar o sistema do processo eletrônico”, salientou Áurea, acrescentando que a posse da desembargadora representa mais um canal aberto para a oitiva das postulações da Amatra1, ampliando o diálogo entre o Tribunal e os magistrados.
 
O presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, no ato representando o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, destacou o orgulho dos advogados pelo reconhecimento conferido à classe, através da referida posse, e citou que a chegada aos Tribunais significa o resgate da importância do Quinto Constitucional.
 
O procurador do Trabalho Marcio Octavio Vianna Marques, representando a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Teresa Cristina Basteiro, ratificou que Sayonara Grillo chega pronta para cumprir com maestria suas responsabilidades, juntando-se a um quadro de magistrados que primam pela seriedade e que compõem uma Justiça que inspira confiança.
 
Em um discurso emocionado, Sayonara Grillo disse que assume o cargo com alegria, humildade e vontade de aprender, confirmando o compromisso de zelar pela Constituição. Destacando a legitimidade do Quinto Constitucional, celebrou seu ingresso na magistratura, agradecendo àqueles que participaram de sua trajetória profissional e corroborando a certeza do caminho que terá que seguir. “Mãos à obra e ao trabalho, pois sei que há muito o que fazer”, concluiu.
 
Estavam presentes na solenidade os desembargadores Doris Castro Neves e Damir Vrcibradic; deputados federais e estaduais; o vereador Gilmar Augusto; o presidente da ACAT, José Luís Campos Xavier; representantes de entidades sindicais, além de advogados, juízes e outras autoridades.
 
Sobre Sayonara Grillo
 
Doutora em Ciências Jurídicas e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional, pela PUC-Rio, graduou-se como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, atuando como advogada deste então. É professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, nas áreas de Direito do Trabalho, Seminário de Pesquisa e Relações de Trabalho, e exerceu o magistério na Faculdade de Direito Evandro Lins e Silva (atual IBMEC), no Centro Universitário Fluminense e na Universidade Cândido Mendes.
 
Além de diversos artigos publicados em revistas especializadas, é autora dos livros “Relações coletivas de trabalho: configurações institucionais no Brasil contemporâneo” e “Poder reformador: experiências constitucionais e insuficiência conceitual”. Foi diretora da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT) e atuou ainda no Instituto dos Advogados Brasileiros; no Conselho do Departamento de Pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ; como parecerista no Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro – FAPERJ, entre inúmeras outras entidades associativas e culturais.
 
A desembargadora Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva toma posse no cargo decorrente do falecimento do desembargador José Maria de Mello Porto.