CSJT – Relatórios de auditorias na JT podem ser acessados no portal do CSJT

O inteiro teor dos relatórios das auditorias realizadas nos Tribunais Regionais do Trabalho agora estão disponíveis no portal do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT),  no link Controle e Auditoria/Auditorias. A medida visa a aprimorar os mecanismos de transparência das ações realizadas pelo CSJT e foi solicitada pelos conselheiros presidentes de TRTs, em reunião no dia 20 de abril de 2012.

De acordo com o presidente do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, “os relatórios das auditorias são referências importantes para o aprimoramento da gestão administrativa da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus”, afirma. “Disponibilizá-los na internet permitirá aos Regionais a adoção de ações preventivas para reparar procedimentos porventura praticados em desacordo com as orientações emanadas deste CSJT”, frisou.

A publicação dos relatórios de auditoria no portal do CSJT só ocorrerá após os mesmos serem apreciados pelo plenário do Conselho. Para acesso, clique aqui.

A auditoria é o instrumento de fiscalização utilizado pelo CSJT para exame da legalidade e legitimidade de atos de gestão. São analisados documentos, procedimentos e processos administrativos para verificar a adequação às normas constitucionais e às decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do CSJT e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Os auditores examinam os sistemas de pessoal, execução orçamentária, tecnologia da informação e obras. A auditoria do CSJT ocorre em todos os TRTs do Brasil, conforme cronograma previsto no Plano Anual de Auditoria do Conselho, simultâneamente à correição ordinária.