Getrin promove seminário sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho

No dia 27 de julho, data em que se celebrou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), em parceria com a Escola Judicial do TRT/RJ, promoveu seminário sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho, no Prédio-Sede. Foram realizadas duas conferências: “Trabalho decente e empregos verdes”, com o professor René Mendes, médico especialista em Medicina do Trabalho, e “Prevenção como investimento na redução de acidentes do trabalho”, com o professor Jacques Sherique, engenheiro e vice-presidente do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro).


Na mesa de abertura, da direita para esquerda: procuradora do Trabalho Cynthia Lopes; o juiz do Trabalho do TRT/RJ André Gustavo Bittencourt Villela, representando a Escola Judicial do Rio de Janeiro; a superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho e gestora do Getrin, Maria Christina Menezes; a juíza Áurea Regina de Souza Sampaio, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região; e Narciso Guedes, superintendente Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro

Na abertura do seminário, a superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente de Trabalho e gestora do Getrin, Maria Christina Menezes, explicou a atuação do grupo na promoção de ações voltadas para a prevenção de acidentes laborais e falou sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

O médico e professor René Mendes explicou, na primeira conferência, o conceito de “emprego verde” – aquele que ajuda, protege e restaura ecossistemas e a biodiversidade, reduzindo o consumo de recursos naturais – para questionar se esse conceito não estaria sendo distorcido. “A Organização Internacional do Trabalho (OIT) considera, por exemplo, o setor de telecomunicações como um gerador de "empregos verdes", uma vez que evita o deslocamento das pessoas – o que reduziria a emissão de gases poluentes. Mas sabemos que esse setor é um dos grandes promotores de doenças físicas e mentais”, frisou o palestrante, para concluir: “o conceito de "emprego verde" é indissociável da ideia de um ambiente de trabalho seguro e saudável”.

 
Os palestrantes (da esquerda para direita): professores René Mendes e Jacques Sherique

O professor Jacques Sherique analisou, detalhadamente, os dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho do Ministério da Previdência Social. Segundo a edição, foram registrados, em 2010, 701.496 acidentes. Ele acredita, no entanto, que vem ocorrendo uma subnotificação dos casos, afirmando que o número mais próximo do correto seria 1 milhão de acidentes. Segundo ele, é inconcebível que a cada quatro horas ocorra uma morte por acidente no trabalho no país.

Sherique observou que o setor de serviços é o que mais registrou acidentes (47%), superando a indústria (43,9%) e a agropecuária (2,9%). “Precisamos aprender a lidar com questões com as quais não estamos acostumados, como os transtornos mentais e as lesões causadas por problemas ergonômicos”, disse ele. O médico também explicou por que a maior incidência das doenças de trabalho (32%) está concentrada na faixa etária de 30 a 39 anos. “As pessoas começam a adoecer com 20 anos e o quadro vai se agravando com o passar do tempo”, disse ele.


Da esquerda para direita: a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, a gestora do Getrin,
Maria Christina Menezes, e os palestrantes René Mendes e Jacques Sherique

O seminário foi encerrado pela presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, que trouxe uma visão otimista do futuro em razão das diversas ações voltadas para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Ao final, ocorreu um debate com a participação dos presentes.

** Com informações da Ascom do TRT/RJ