TST – TST participa no RJ de reunião sobre projeto que integrará sistemas administrativos

Começou nesta quarta-feira (1º/8), na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), o encontro entre representantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho para discutir um projeto nacional que interligará todos os sistemas administrativos utilizados, atualmente, por esses órgãos.

Até sexta-feira (3/8), o Grupo de Trabalho do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) – formado por servidores das Secretarias de Tecnologia da Informação, Controle Interno e Licitações e Contratos dessas instituições – farão uma prospecção de mercado, recebendo representantes de quatro empresas especializadas que apresentarãosoluções tecnológicas com o objetivo de atender aos requisitos funcionais do projeto.

O Grupo vai avaliar as propostas de gerenciamento de diversos módulos, tais como Almoxarifado e Patrimônio, Licitações e Contratos, Protocolo, Orçamento e Finanças, Recursos Humanos e Folha de Pagamento.

 PROJETO

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) desenvolveu um projeto básico que prevê a integração dos fluxos de trabalho e processos administrativos de cada um dos 24 Regionais, além das duas instâncias superiores da Justiça Trabalhista, num único sistema padronizado de dados. A ação promoverá uma gestão mais eficiente e transparente da Justiça do Trabalho.

Segundo Luiz Fernando Taborda Celestino, diretor-geral do TRT da 4ª Região (RS) e coordenador do Comitê Gestor do SIGA, esta é uma demanda antiga dos Tribunais que, depois de implantada, racionalizará custos materiais e humanos. "Os Regionais possuem sistemas informatizados, mas estanques, sem nenhum tipo de integração. A ideia é dotar os órgãos de ferramentas capazes de fornecer indicadores de gestão que vão aperfeiçoar as tomadas de decisões", explicou o diretor-geral.

A presidente do TRT-RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry (ao centro), defende a implantação, ainda este ano, do SIGA

Na prática, quando um servidor solicitar licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares ele será retirado da folha de pagamento pelo RH, e a Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade será notificada automaticamente. Uma economia de tempo e a garantia do não pagamento indevido de salário.

A desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT-RJ, defendeu a implantação imediata do SIGA. Na opinião da magistrada, este é um dos projetos mais inteligentes e práticos já desenvolvidos pela Justiça Trabalhista. "O sistema vai permitir, de forma segura e rápida, a troca de dados interligados da diversas áreas administrativas", explicou a presidente.

Até o final do ano o Comitê Gestor do SIGA pretende lançar o processo licitatório para a aquisição de soluções que atendam aos módulos previstos no projeto.

Participam deste encontro Luciano Pereira, diretor-geral Substituto do TRT-RJ; Álvaro Celso Bonfim Resende, diretor-geral do TRT-18ª Região; além dos servidores da área de Tecnologia da Informação, Wilk Vaz Saback, do TRT-1ª Região; Magda Roque, representando o TST e o CSJT; André Farias, do TRT-4ª Região; Luiza Lúcia, do TRT-13ª Região; Luciano Magno, do TRT-17ª -Região; Gil César e Carlos Roberto, do TRT-18ª Região.