ENCONTRO DOS APOSENTADOS: Trabalho Voluntário e Saúde em foco

Na manhã do dia 03 de agosto, o geriatra Marcos Carreira abriu o painel “Trabalho Voluntário do Magistrado Aposentado como uma das Fontes de sua Valorização e Qualidade de Vida”, durante o 3º Encontro Nacional dos Magistrados do Trabalho Aposentados. Em sua palestra, falou sobre ações que garantem um envelhecimento saudável. O evento, promovido pela Anamatra com o apoio da Amatra1, acontece até domingo, no Rio de Janeiro.

De acordo com o médico, o estilo de vida de cada um é que determina a qualidade de vida. Assim, orientou sobre a importância de uma boa alimentação, de se manter um bom relacionamento social e de se buscar uma vida ativa, longe do ócio.  

“Estudos comprovam, por exemplo, que a valorização das experiências de vida e o ato de traçar metas são fatores importantes na redução dos riscos de Azheimer. O lazer também é fundamental e, aqui, estamos falando do lazer diário, do lazer que gera descanso, diversão e desenvolvimento. Trabalhar após a aposentadoria também é importante, evitando dificuldade mental e outros males. É importante o desenvolvimento de uma atividade nova”, destacou Carreira.
 
Finalizando, o geriatra apontou os elementos que levam à longevidade do ser humano, sendo eles: perdoar, ser solidário, ter gratidão, valorizar a saúde, fugir do ócio, ser feliz e gostar da vida.
 
Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
 
Continuar ativo passa pela opção de se engajar em um trabalho voluntário. Nesse sentido, as juízas Eliete Telles, coordenadora do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC), e Sandra Bertelli, Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, apresentaram os objetivos e a dinâmica do TJC, aproveitando para chamar os colegas para participar das ações que envolvem o programa.
 
De acordo com Eliete, o tempo livre dos aposentados pode ser utilizado para exercer cidadania. “No TJC, transmitimos conhecimentos de Direito a cidadãos, preferencialmente em escolas publicas, pois é onde estão as pessoas que ingressarão no mercado de trabalho. Então, é importante incutir essa noção de igualdade, de dignidade e mostrar a importância da educação pública para o futuro”, explicou Eliete, lembrando que o projeto une dois grandes pilares do desenvolvimento: a educação e a distribuição de Justiça.
 
Sandra Bertelli acrescentou que está na hora de a magistratura mudar sua imagem, externa e internamente, e que se aproximar da sociedade é um dos caminhos para esse objetivo. “Precisamos de um movimento de valorização e sabemos que os aposentados têm muito a agregar, por meio de sua vivência”.