Amatra1 participa do lançamento do programa de valorização dos magistrados

A presidente e a vice-presidente da Amatra1, Áurea Sampaio e Cléa Couto, estiveram, no dia 10 de agosto, em Belo Horizonte (MG), para o lançamento da etapa Sudeste do "Programa Valorização. Juiz Valorizado, Justiça Completa", que está sendo desenvolvida pelo CNJ. Presidentes de Tribunais de todos os estados da Região e dos segmentos do Poder Judiciário, bem como os respectivos corregedores, diretores das Escolas Judiciais e diretores de Comunicação dos Tribunais também estavam presentes.

Lançado em Florianópolis, no mês de junho, o Programa constará, além do encontro de Belo Horizonte, de mais três encontros Regionais (Goiânia, Recife e Manaus). No mês de outubro, será realizado, em Brasília, seminário para consolidação das principais propostas, sugestões e ideias colhidas nos encontros anteriores e que podem ser usadas pelo CNJ ou por outros órgãos do Poder Judiciário como encaminhamentos e diretrizes para definição de suas políticas para os temas abordados.

OBJETIVO

O "Programa Valorização. Juiz Valorizado, justiça completa!” tem como metas definidas pelo CNJ estimular os Tribunais, corregedorias, escolas judiciais, diretorias de comunicação e associações de magistrados a debater e ofertar sugestões de medidas ou projetos que impliquem a valorização da magistratura e que possam contribuir na definição de encaminhamentos e diretrizes de políticas próprias do CNJ, dos Tribunais e das escolas judiciais. Um segundo objetivo, concorrente, é estimular os juízes, valorizando-os em razão de sua condição de agentes de poder, contribuindo para o melhora da autoestima – elemento essencial no moderno gerenciamento de pessoas no âmbito das mais diversas instituições. Objetiva, ainda, melhorar a imagem do Poder Judiciário perante a sociedade, por meio de mecanismo de comunicação que propicie uma melhor compreensão da coletividade sobre o valor e a importância da atuação dos magistrados.

Em linhas gerais, o Programa pretende promover o engajamento dos diversos segmentos da magistratura brasileira no programa "VALORIZAÇÃO"; obter, mediante o diálogo e o debate participativo, subsídios contributivos para o desenvolvimento do programa e para a atuação do CNJ e demais órgãos do Judiciário com vistas à valorização da magistratura brasileira; contribuir para a formulação e o aprimoramento das práticas dos magistrados e dos órgãos de direção e de formação dos Tribunais relativos à valorização do trabalho judicial e da figura pública dos magistrados e, por fim, contribuir para o aprimoramento do diálogo entre o Poder Judiciário e os diversos setores da sociedade com vistas ao reconhecimento do valor da magistratura brasileira.

 

++ Com informações do CNJ e TRT/RJ