Amatra1 participa de programa de capacitação desenvolvido pelo TJ/RJ

Na tarde do dia 31 de agosto, a Amatra1 participou do programa de treinamento e capacitação de lideranças comunitárias “Justiça Cidadã”, criado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O convite foi feito pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora do projeto. A juíza Adriana Leandro ministrou palestra sobre direitos básicos do trabalhador, ao lado da presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, e das juízas Rita Ligiero e Márcia Cardoso. Na plateia, estavam representantes de ONG´s e outras entidades de localidades como Santa Cruz, Queimados, São João de Meriti, Ilha do Governador e Ramos.
 
Na ocasião, além de esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos direitos trabalhistas, as magistradas expuseram os projetos e ações que são desenvolvidas pela Justiça do Trabalho, como o Programa Trabalho Justiça e Cidadania, realizado nas escolas públicas do Estado do Rio; o Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), que desenvolve projetos voltados para o combate dos acidentes de trabalho; e a recém-lançada campanha Juiz do Trabalho: Sempre ao seu Lado, que visa a aproximar o Judiciário do Cidadão.
 
Sobre o Justiça Cidadã
 
A exemplo do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, o Justiça Cidadã, desenvolvido pelo TJ/RJ, também se dinamiza por meio de ações educativas. Seu objetivo é aproximar o Poder Judiciário das comunidades em situação de maior vulnerabilidade social, econômica e cultural, fomentando a universalização e democratização do direito de acesso à justiça. Na programação, são realizados cursos de capacitação sobre Direito, Justiça e Cidadania e encontros de atualização e reciclagem.