Integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) se reuniram, na manhã do dia 04 de setembro, no Salão Nobre do TRT/RJ, para deliberar sobre os detalhes finais da cerimônia de lançamento do Caderno de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, publicação de autoria do grupo. Na ocasião, estava presente um representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), entidade que será parceira na iniciativa.
O evento, que acontecerá no próximo dia 21, será realizado no Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, no Complexo do Alemão, onde será feita a apresentação e distribuição da publicação, para convidados e alunos. Também haverá uma apresentação na sede do Tribunal, no mesmo dia.
O representante do Sindicato, Sérgio Paiva, sugeriu aos presentes que, para dar continuidade às ações de prevenção aos acidentes de trabalho, será importante envolver crianças e seus familiares, promovendo, por exemplo, visitas guiadas a obras de construção civil, para mostrar como é o dia a dia de um operário nesta função. Elogiada por todos, a ação ficou registrada para ser desenvolvida futuramente.
Sobre o Grupo
O Getrin foi instituído nos termos do Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho, assinado pela Amatra1, TRT/RJ, Setrab, MPT e MTE. O grupo tem a missão de missão incentivar, promover, fortalecer e operacionalizar as ações da campanha de prevenção e de saúde do trabalhador.
Também estiveram presentes na reunião, pela Amatra1, a desembargadora Maria José Aguiar; a presidente, Áurea Sampaio; e a juíza Raquel Braga; pela Setrab, a superintendente, Maria Christina Menezes, e o assessor Antônio Aziz Filho; pelo MTE, o chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalho, Narciso Guedes; e, pelo MPT/RJ, a procuradora Cynthia Lopes.