TRT/RJ – Tribunal inaugura Passadiço Cultural nesta terça

Amanhã, terça-feira (18/9), os jurisdicionados da Justiça do Trabalho no município do Rio de Janeiro, além do público em geral, vão ganhar um espaço cultural na Rua do Lavradio, construído numa servidão de acesso a um dos prédios que abriga parte das Varas do Trabalho da 1ª Região na capital – será inaugurado o PASSADIÇO CULTURAL.
 
O projeto é fruto da inédita parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho fluminense, a Prefeitura carioca, o Instituto Justiça e Cidadania e a Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. Além de contribuir para a restauração da arquitetura original da Rua do Lavradio, o espaço – que vai até os fundos do Fórum Advogado Eugenio Roberto Haddock Lobo, situado na Avenida Gomes Freire, nº 471 – pretende otimizar o trabalho de magistrados, servidores, advogados e principalmente dos jurisdicionados, que transitam aos milhares entre os prédios do Tribunal, sendo, portanto, de suma importância o uso dessa servidão para o aumento da qualidade dos serviços do Regional.
 
A OBRA
 
A Prefeitura vem, há alguns anos, investindo na recuperação do acervo arquitetônico da cidade. Um dos espaços que está recebendo grandes investimentos é o quarteirão cultural da Rua do Lavradio, que, por sua imensa relevância cultural e arquitetônica, fruto da história que remonta ao período imperial, tem passado por um importante e profundo processo de restauração. O Passadiço Cultural está situado na região conhecida como o Novo Rio Antigo e fica na Rua do Lavradio, nº 110.
 
Tecnicamente, toda a recuperação do espaço seguiu os princípios de eficiência energética e reutilização de materiais e, quando foi necessário o uso de novos, a maioria se enquadrou na classificação de recicláveis e/ou reciclados. A fachada do imóvel, datada do início do século XIX e preservada por integrar uma APAC – Área de Proteção do Ambiente Cultural, da Cruz Vermelha –, foi totalmente recuperada.