Amatra1 prestigia inauguração do Passadiço Cultural

Na tarde do dia 18 de setembro, magistrados, advogados, arquitetos e autoridades públicas e privadas prestigiaram a inauguração do Passadiço Cultural, espaço que encurta o trajeto entre os fóruns da Rua do Lavradio e da Rua Gomes Freire. Resultado da parceria do TRT/RJ com o Instituto Justiça & Cidadania, a Prefeitura do Rio e patrocínio da Petrobras, o corredor foi cuidadosamente projetado, abrigando, inclusive, uma exposição permanente de fotos sobre a Justiça do Trabalho no Brasil.

 

Durante a cerimônia de inauguração, foi enaltecida a importância daquele espaço não só para serventia daqueles que precisam circular entre os fóruns, mas também para a valorização da cultura do bairro da Lapa, que vem passando por um processo de restauração de seus prédios históricos. “Visamos a uma servidão para otimizar a logística e diminuir o espaço entre os dois prédios da Justiça do Trabalho, mas ganhamos um monumento histórico e mais um espaço de cultura para o bairro, que também poderá abrigar exposições de artistas fluminenses”, ressaltou o juiz Maurício Pizarro Drummond, diretor do fórum de 1º grau da Capital.
 
Para Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do Tribunal, naquele momento estava se concretizando um sonho, o qual teve início em 2004. “No terraço do prédio da Lavradio, o então presidente, desembargador Nelson Tomaz Braga, apontou o prédio da Gomes Freire, fechado e desocupado, dizendo que ali seriam instaladas as novas Varas do Trabalho e que seria usada como servidão o terreno baldio, com a fachada tombada, que pertence à Prefeitura. Em 2006 esse sonhos tomou forma quando o presidente do TRT, Ivan Dias Rodrigues, solicitou ao prefeito a cessão de uso”, contou a desembargadora, destacando que motivos diversos levaram as administrações anteriores a não atingirem o referido objetivo. “Esta casa, de verdade um espaço cultural, foi construída para ser usada e admirada”.
 
Afirmando o orgulho da Petrobras em patrocinar projetos que reforcem o exercício da responsabilidade social desempenhado pela empresa, José Alcides Martins, diretor de Gás e Energia da petroleira, destacou a obra do Passadiço Cultural como sendo um importante caminho para a revitalização da cidade, além de ter firmado o objetivo de facilitar o deslocamento entre os dois prédios.  
 
Ao final da solenidade, a desembargadora Sallaberry e o superintendente de Patrimônio Imobiliário da Prefeitura do Rio, Fabrício Tannure, assinaram o Termo de Constituição da Servidão de Passagem, que garante ao TRT o direito de uso do espaço, seguido do descerramento da placa com agradecimentos a todos os participantes do projeto.
 
Sobre o Passadiço Cultural
 
Concluído após oito meses, desde o planejamento até a inauguração, o Passadiço Cultural é resultado do projeto desenvolvido pelo Instituto Justiça & Cidadania, que tem como missão oferecer soluções ao Judiciário para eliminar entraves administrativos. De acordo com o presidente da instituição, Tiago Santos Salles, foi com orgulho que receberam o convite do Tribunal para execução do projeto, o qual foi assessorado pelo arquiteto Stefano Alonso.
 
Além da beleza do local, aspectos relacionados aos cuidados com a eficiência energética e meio ambiente também receberam atenção. Stefano explicou que o corredor recebeu a cobertura de placas de policarbonato, para que não seja necessária a utilização de luz durante o dia, gerando economia de energia. Outro destaque da obra é o piso drenante, que absorve naturalmente a água, evitando o lançamento de águas pluviais para a rua. “Mais do que restaurar um caminho, criei um espaço de convivência e espero que todos desfrutem da melhor forma possível”, disse ele.
 
O Passadiço Cultural está situado na região conhecida como o Novo Rio Antigo e fica na Rua do Lavradio, nº 110. Para todos os públicos, o espaço fica aberto para circulação, das 7h30 às 17h.
 
Entre outras autoridades, estavam presentes no evento: a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio; o presidente da Associação de Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Cláudio Dell’Orto; e representantes da Petrobras, como o gerente setorial da Comunicação da Petrobras, Marcelo Benitez Ranuzia, e o gerente jurídico corporativo, Nelson Sá Gomes Ramalho.
 
****