Getrin lança Caderno sobre SMS

O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) lançou, na manhã do dia 21 de setembro, o Caderno sobre Saúde, Meio ambiente e Segurança no Trabalho que traz, de maneira didática, orientações quanto à melhor forma de se manter uma relação de trabalho saudável e segura. Atendendo aos requisitos do Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do TST, a publicação é voltada para estudantes, trabalhadores e empresários.

O lançamento se deu em dois momentos. Primeiro, pela manhã, no auditório do Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, localizado no Complexo do Alemão, onde autoridades, alunos e professores foram apresentados ao conteúdo e receberam um exemplar do Caderno. De acordo com Maria Christina Menezes, superintendente da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) e gestora do Getrin, a ideia é que todos sejam multiplicadores e possam entender e disseminar os conceitos ali expressos. “Hoje, estamos concretizando um sonho, o qual está ligado ao conceito de prevenção e que, certamente, é de grande valia para a sociedade em geral”, disse ela.

A presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, ressaltou que o Caderno sobre SMS é resultado da necessidade premente de se conscientizar aqueles que estão no mercado de trabalho, sejam trabalhadores ou empresários, assim como aqueles que ainda ingressarão nesse campo, da importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho.

À tarde, foi a vez do lançamento da versão digital do Caderno de SMS, realizado na sede do TRT/RJ. O link para a íntegra do conteúdo pode ser vista no site das instituições que integram do Getrin – TRT/RJ, Amatra1, MPT/RJ, Setrab e SRTE/RJ.

Também prestigiaram as cerimônias: pela Amatra1, a desembargadora Maria José e a juíza Raquel Braga; a procuradora Cynthia Simões Lopes, do MPT/RJ; o chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), Narciso Guedes; o subsecretário de Estado de Educação, Luiz Carlos Becker; o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Horta Barbosa Erlanger; o diretor jurídico trabalhista das Organizações Globo, Wagner Barroso de Oliveira; e o secretário de Estado de Trabalho e  Renda do Governo do Rio de Janeiro, Marcelo Coelho.

Sobre o Grupo
 
O Getrin foi instituído nos termos do Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho, assinado pela Amatra1, TRT/RJ, Setrab, MPT e MTE. O grupo tem a missão de missão incentivar, promover, fortalecer e operacionalizar as ações da campanha de prevenção e de saúde do trabalhador.