TST – Rio Grande do Sul recebe Ato pelo Trabalho Seguro

O Presidente do Tribunal Superior Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, João Oreste Dalazen, deu início, nesta segunda-feira (24/9) ao décimo Ato pelo Trabalho Seguro promovido pela Justiça do Trabalho. O evento ocorre na Arena Grêmio, que, apesar de não ser o local onde ocorrerão os jogo da Copa de 2014 no Rio Grande do Sul, foi escolhido para receber o ato em razão de seus mais de 3,5 mil operários trabalhando no canteiro de obras. A Banda de Música da Ajudância Geral da Brigada Militar deu início ao trabalhos ao tocar o Hino Nacional.

Comparecem além do ministro Dalazen, o ministro do TST Hugo Scheuermann, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (TRT-RS), Maria Helena Mallmann, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, André Luiz Vilarinho, o presidente do Grêmio Empreendimentos Eduardo Antonini, o diretor de obras da OAS, Geraldo Correia, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no estado do Rio Grande do Sul (SICEPOT), Nelson Sperb, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul – SITICEPOT, Isabelino Garcia.

Junto as autoridades de diversas esferas dos Poderes, estão presentes os medalhistas olímpicos Felipe Kitadai e Mayra Aguiar (ambos do judô em Londres 2012) e Paulão (vôlei em Barcelona 1992). Para representar o time de futebol do Grêmio portoalegrense, foi convidado o ex-goleiro e atual deputado federal Danrlei de Deus.

O ato pretende conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança no local de trabalho, em especial os canteiros de obras dos estádios que abrigarão jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014 – e outras grandes obras onde os operários estão expostos a grandes riscos. Antecedeu o evento da Arena Grêmio, a visita ocorrida no último dia 19, à Arena Pernambuco.

Além disso, o evento ocorreu em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá e Rio de Janeiro.  A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, criado em 2011.

A idéia é realizar um trabalho de cunho pedagógico e preventivo. Para alcançar esse objetivo, são exibidos vídeos cuja temática pretende estimular a reflexão dos trabalhadores e despertar a consciência sobre a necessidade de a segurança no ambiente de trabalho.

O evento conta com a parceria da Construtura OAS, Gestores do Programa Trabalho Seguro no estado do Rio Grande do Sul, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz e juiz do Trabalho Raul Zoratto Sanvicente, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região – AMATRA IV.

DADOS

A construção civil é a recordista no número absoluto de casos de mortes decorrentes de acidentes do trabalho, e fica em segundo lugar no ranking geral de acidentes. A cada 100 vítimas, pelo menos seis são pedreiros, serventes e outros trabalhadores de canteiros de obras. Os profissionais que mais se acidentam são os operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que representam 10% do total.

Os acidentes de trabalho custam ao país cerca de R$ 71 bilhões por ano, de acordo com estudo feito pelo economista José Pastore, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O valor representa cerca de 9% da folha salarial anual dos trabalhadores do setor formal no Brasil, que é de R$ 800 bilhões.

No Brasil, o número de acidentes de trabalho caiu de 755.980 casos em 2008 para 733.365 em 2009, até chegar ao patamar atual, de 701.496 acidentes. Já as mortes aumentaram: de 2.817 registradas em 2008, o número caiu em 2009 para 2.560, mas voltou a subir em 2010, com 2.712 óbitos registrados decorrentes de acidentes de trabalho.