Na tarde do dia 21 de março, membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) se reuniram para apresentar as primeiras propostas de atividades de 2013. O calendário foi traçado dentro do objetivo de expandir as ações no interior do Estado, para que se efetive a mentalidade de prevenção contra acidentes de trabalho, de forma ampla.
De acordo com a desembargadora aposentada Maria José Aguiar – uma das representantes da Amatra1 no Grupo, o esforço será buscar o engajamento das Prefeituras, fazendo com que implementem políticas de prevenção, identificando os riscos e traçando soluções para minimizar as estatísticas de acidentes de trabalho nos seus municípios.
Nesse sentido, ficou acordada a realização de seminários em regiões estratégicas, justamente abordando a importância da prevenção e da conscientização de empregados e empregadores quanto à relevância de utilização dos equipamentos de segurança. Duque de Caxias será a primeira cidade a receber o evento, devido ao aumento dos casos naquele município. O evento ainda será formatado.
Outra ação do Getrin estará em sintonia com a campanha “Todos contra as drogas”, lançada pela Odebrecht, em 2012. Dessa forma, em parceria com a Secretaria Antidrogas do Estado do Rio de Janeiro, a ideia é viabilizar a produção de folders explicativos sobre os malefícios do consumo de drogas, os quais serão inicialmente distribuídos em obras da empreiteira. Também foi levantada a possibilidade de promoção de campanhas nos centros de formação profissional, com foco nos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.
Tradução
Fechando a reunião, foi exposto que o trabalho de tradução da Enciclopédia sobre Saúde e Segurança no Trabalho, da OIT, está encaminhado, mas que ainda não há previsão de término e de lançamento.
Esta é uma iniciativa do Getrin, que está promovendo a tradução da referida publicação para que seja colocada à disposição de trabalhadores e empregadores, nas versões impressa e digital. Para isso, no final do ano passado, os membros do Grupo firmaram parceria com a OIT e com a Transpetro, esta última responsável pelo patrocínio do projeto.
Estavam presentes na reunião: a vice-presidente do TRT/RJ e presidente da Comissão SocioAmbiental do Tribunal, desembargadora Maria das Graças Paranhos; a juíza Raquel Braga, representando a Amatra1; Narciso Guedes, chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalho da Setrab; a procuradora Cynthia Lopes, do MPT/RJ; Derval de Oliveira, da Comissão de Segurança do Trabalho da OAB, seccional Duque de Caxias; o presidente e o advogado do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do RJ, Elias Bernardino e Sérgio Martins, respectivamente.
Sobre o Grupo
O Getrin foi instituído nos termos do Protocolo de Intenções da Campanha Estadual de Prevenção de Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho, assinado pela Amatra1, TRT/RJ, Setrab, MPT/RJ e MTE. O grupo tem a missão de incentivar, promover, fortalecer e operacionalizar as ações da campanha de prevenção e de saúde do trabalhador.