CSJT – Auditorias in loco do CSJT começam nesta segunda-feira (7)

 O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) inicia nesta segunda-feira (7) o cronograma de 2014 das auditorias in loco nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).  Os TRTS da 2ª (SP) e da 11ª (AM/RR) Regiões serão os primeiros a serem visitados. Na 11ª Região, a área de exame será a de pessoal e, em São Paulo, serão analisadas as áreas de tecnologia da informação, gestão patrimonial, diárias e ajuda de custo e efetividade de aplicação de recursos do CSJT. 

 
De acordo com o Plano Anual de Auditoria, a Coordenadoria de Controle e Auditoria (CCAUD) do CSJT vai realizar quatro tipos de ações de auditorias ao longo de 2014: as in loco, as sistêmicas, as coordenadas e os monitoramentos de acórdãos. As sistêmicas serão realizadas em todos os 24 TRTs, a partir da base de dados dos Tribunais. As ações coordenadas de auditoria serão realizadas em parceria com as unidades de controle interno dos Tribunais, sob a coordenação do CSJT e do Conselho Nacional de Justiça. 
 
Paralelamente às auditorias in loco, o CSJT também já deu início às auditorias sistêmicas. O primeiro tema em análise é o pagamento de passivos (PAE, URV e ATS) feito a juízes e servidores no final de 2013 e início de 2014. Os serviços terceirizados e a gestão de serviços de tecnologia da informação também fazem parte dos temas a serem auditados de forma sistêmica.
 
Além dessas auditorias, o CSJT também vai monitorar o cumprimento de Recomendações e decisões do próprio Órgão decorrentes de auditorias anteriores e os acórdãos que tratam de obras da Justiça do Trabalho. 
 
De acordo com o Coordenador de Controle e Auditoria do CSJT, Gilvan Nogueira do Nascimento, os conceitos de auditoria que estão sendo utilizados pelo CSJT são as práticas mais modernas de auditoria pública, aplicadas também pelo Tribunal de Contas da União e pelo CNJ.