A desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos é a nova presidente do TRT/RJ, para o biênio 2015-2017. Eleita com 25 votos, de um total de 48, estará à frente da Administração juntamente com a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, que assumiu a vice-presidência, e os desembargadores Edith Tourinho e José Nascimento Netto, eleitos para a Corregedoria e Vice-Corregedoria, respectivamente. A votação aconteceu durante sessão do Tribunal Pleno, realizada no dia 13 de novembro. O presidente e a vice-presidente da Amatra1, Paulo Périssé e Cléa Couto, estavam presentes na sessão.
Após a votação, a presidente eleita agradeceu a confiança dos colegas e afirmou que fará uma administração compartilhada, com a participação de desembargadores e juízes do 1º grau. “Quanto mais magistrados eu tiver do meu lado, mais segura estarei e terei mais respaldo em minhas decisões. A participação de todos é fundamental, pois o Tribunal é de todos nós e quero fazer o meu melhor”, disse a nova Presidente.
Em suas palavras de agradecimento, a desembargadora Ana Maria Soares disse estar honrada de encerrar sua carreira na magistratura sendo vice-presidente do TRT/RJ. “Sinto-me orgulhosa de trabalhar nessa Corte. Colocarei minha força de trabalho à disposição e as palavras de ordem da minha gestão serão: comprometimento, lealdade e transparência. Todos podem contar comigo”, ressaltou.
A corregedora eleita, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, também proferiu breves palavras e disse estar feliz em continuar atuando na administração, uma vez que encerra sua participação como Ouvidora. “Pretendo exercer uma gestão aberta e participativa”, afirmou. Já o novo vice-corregedor, desembargador José Nascimento Netto, destacou sua satisfação em trabalhar, novamente, próximo à primeira instância e ressaltou que assume o cargo em um momento favorável, diante da criação do cargo de Secretário Especializado de Juiz que, segundo ele, proporcionará melhores condições de trabalho para todos os magistrados.
.jpg)
No sentido horário: Os novos membros da Administração do TRT/RJ, desembargadores Edith Tourinho (Corregedora), Maria das Graças Paranhos (Presidente), Ana Maria Soares (Vice-Presidente) e José Nascimento (Vice-Corregedor); o atual presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Drummond, posa ao lado da sua sucessora; ao todo, 48 desembargadores, dos 50 totais, compareceram à sessão de votação
Sobre a nova Presidente do TRT/RJ
Natural do município de Porto de Moz, no Pará, a desembargadora Maria das Graças Paranhos iniciou sua trajetória na magistratura no TRT da 8ª Região (Pará/Amapá), em 1976, após aprovação em terceiro lugar em concurso público para Juiz do Trabalho Substituto. Em julho de 1982, após nova aprovação em concurso público, desta vez em primeiro lugar, assumiu o cargo de juíza do Trabalho Substituta da 1ª Região. Em janeiro de 1986, foi promovida por merecimento a juiz Presidente da 25ª JCJ da Capital. Nos anos seguintes, exerceu também a Presidência das 12ª e 38ª JCJs da Capital e da JCJ de Petrópolis, até ser promovida a desembargadora, por antiguidade, em outubro de 1999.
Como desembargadora, presidiu as 3ª, 7ª 10ª Turmas; integrou a Seção Especializada em Dissídios Individuais; foi membro do Conselho do Mérito Judiciário do TRT/RJ; atuou como vice-corregedora no biênio 2009/2011; como membro do Órgão Especial, nos biênios 2009/2011 e 2011/2013; foi diretora do Centro Cultural do TRT/RJ; presidente da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental do TRT/RJ e vice-presidente do Regional fluminense, eleita para o biênio 2013/2015. Agora, ao completar 38 anos de carreira na magistratura, será a nova presidente do TRT/RJ, eleita para o biênio 2015/2017.