Começa nesta segunda-feira (6/4) a atuação do Grupo de Apoio Correicional do TRT/RJ (Graco) na 1ª Vara do Trabalho de São Gonçalo. Constituído por servidores, esse grupo atua em apoio às Varas do Trabalho que apresentem problemas de atrasos consideráveis nos andamentos processuais, ou em função de eventos excepcionais e transitórios que acarretem aumento significativo na movimentação processual, justificando uma ação específica. A 1ª VT de São Gonçalo é hoje a unidade com maior acervo total do Regional fluminense: 9.145 processos.
Uma vez que os trabalhos da equipe são orientados pelo corregedor Regional, por força da Resolução Administrativa Nº 12/2011, a corregedora do TRT/RJ, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, visitou o Fórum de São Gonçalo na semana passada, conhecendo de perto os desafios da 1ª VT/SG e das 2ª e 3ª VTs do município – que detém quarta e terceira posição no total de acervo, respectivamente, e também receberão o apoio do Graco. O coordenador da Coordenadoria de Apoio Judiciário (Coaj) – setor do Tribunal responsável pelo Graco -, Luís César de Oliveira Leite, também participou da visita.
Os juízes Titulares dessas três unidades solicitaram os trabalhos do Grupo de Apoio, o que foi ao encontro das necessidades apontadas pelos relatórios elaborados pela Corregedoria com base no sistema de dados utilizado pelo TRT/RJ, o e-Gestão. "A Corregedoria acompanhará de perto a atuação do Grupo de Apoio às Varas do Trabalho em São Gonçalo, na intenção de que as atividades se dêem de forma mais célere e intensa, ou seja, em um menor período de tempo, a fim de que possamos indicar mais unidades para contar com o apoio do Graco", observou a corregedora.