Teve início nesta segunda-feira (4/5) a quarta etapa – prova oral – do concurso público para provimento de cargos de juiz do Trabalho Substituto 2014 do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Todos os 22 candidatos habilitados a participar dessa fase compareceram ao Prédio-Sede do Tribunal, na parte da manhã, para definição dos grupos e da ordem dos candidatos submetidos às arguições, que acontecerão de 5 a 8 de maio.
Acima, a partir da esquerda: os desembargadores Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e Maria das Graças Paranhos; o ministro Aloysio Corrêa da Veiga; e o advogado João Baptista Lousada Câmara. Abaixo, os candidatos aprovados para a prova oral durante o sorteio dos pontos
A sessão contou com a participação da desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, presidente do Regional, que desejou excelente prova aos participantes. Já o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Aloysio Corrêa da Veiga, presidente da comissão examinadora da prova oral, comentou o envolvimento e comprometimento necessários com a carreira da magistratura. Estiveram presentes, ainda, o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, do TRT/RJ, e o advogado João Baptista Lousada Câmara, representante da OAB/RJ, ambos também integrantes da comissão.
Durante quatro dias, os candidatos serão questionados individualmente acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado, cumprindo à comissão examinadora avaliar o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do idioma. Cada examinador disporá de até 15 minutos para a arguição do candidato, atribuindo-lhe nota na escala de zero a dez. Serão considerados aprovados e habilitados para a próxima etapa (avaliação de títulos) os candidatos que obtiverem nota não inferior a seis.
Os aprovados na prova oral serão conhecidos no dia 8/5, quando os membros da comissão examinadora anunciarão as notas atribuídas a cada candidato. O resultado oficial será publicado no Diário Oficial da União em 12/5.