Amatra1 participa de cerimônia pelos 100 anos de Délio Maranhão

  

 

A importância do jurista Délio Maranhão para a história da Justiça do Trabalho no Brasil foi devidamente enaltecida, na manhã do dia 14 de maio, em Sessão Solene do Tribunal Pleno do TRT/RJ, quando foi realizada uma homenagem pelo centenário de seu nascimento. O presidente da Amatra1, Paulo Périssé, participou da cerimônia. Na plateia do Plenário que leva o nome do jurista, também estavam presentes magistrados, representantes de entidades jurídicas e familiares do homenageado. 

Afirmando que Délio Maranhão foi expoente do Direito do Trabalho, devido ao seu notório saber jurídico, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Paranhos traçou a trajetória profissional do jurista e falou sobre as obras de sua autoria, ressaltando a importância delas para os acadêmicos de Direito. “Ele é o catecismo do Direito do Trabalho”, disse ela. 

A magistrada também elevou a postura profissional de Délio, dizendo que ele aplicava justiça com zelo e buscava reparar o que achava possível ser revisto em um processo. Além disso, elogiou sua simplicidade e cordialidade com as partes e servidores.  

No sentido horário: a desª Maria das Graças Paranhos; o des. Carlos Alberto Drummond; a procuradora-chefe Teresa Basteiro; o filho de Délio Maranhão, Roberto Maranhão; e o presidente da Amatra1, Paulo Périssé

 

Em seu discurso, Paulo Périssé reiterou que o jurista é o maior nome da história do TRT/RJ e afiançou que suas obras são imprescindíveis para quem quer se aprofundar no Direito do Trabalho. Ressaltando que Délio foi um juiz adiante do seu tempo, falou da objetividade e concisão de seus acórdãos. “São verdadeiras aulas de Direito”, afirmou o presidente da Amatra1. 

Também tiveram posse da palavra, o desembargador Carlos Alberto Drummond, que preside a comissão organizadora das comemorações do centenário do jurista, e a procuradora-chefe do MPT/RJ, Teresa Basteiro. Ambos reforçaram que Délio Maranhão sempre foi, e continuará sendo, fonte e referência para estudantes e magistrados. 

Emocionado, o filho de Délio Maranhão, Roberto Milanêz de Albuquerque Maranhão, agradeceu as homenagens e destacou o caráter justo e o jeito amoroso e amigo do pai. “Ele lutava contra a desigualdade social. Essa foi a maior herança que nos deixou, tratando a todos sem distinção”, destacou. 


Placa de Homenagem 

Magistrados e familiares de Délio Maranhão descerram a placa de homenagem pelo centenário do jurista

 

Após os discursos, foi feito o descerramento da placa de homenagem aos 100 anos de nascimento do jurista. Juntamente com a desª Maria das Graças Paranhos, estavam o desembargador Carlos Alberto Drummond, o filho de Délio Maranhão, Roberto, e os netos Washington Luiz de Pereira Souza e Maria Sílvia de Albuquerque Maranhão de Pereira Souza. Além disso, foi entregue a Roberto Maranhão uma placa comemorativa pelo transcurso do centenário de nascimento do seu pai. 

Premiação 

Finalizando os trabalhos, foi anunciada a realização do Concurso de Ensaios Jurídicos, que terá como tema “Délio Maranhão – Construtor do Direito do Trabalho no Brasil”. Com o objetivo de incentivar a pesquisa sobre a obra do jurista, a premiação é voltada para estudantes e bacharéis de Direito. Também foi ressaltado que a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário está empenhada em aumentar o acervo da biblioteca do Tribunal, buscando obras de Délio Maranhão, incluindo todas as edições de “Direito do Trabalho”, coleção conhecida como Delinho. 


Palestra e Exposição 

Na parte da tarde, a comemoração será retomada com um ciclo de palestras. Primeiramente, o advogado João de Lima Teixeira Filho falará sobre a vida e a obra de Délio Maranhão. Depois, a desembargadora do TRT/RJ, Vólia Bomfim Cassar, abordará o tema "Terceirização de atividade-fim", tema escolhido por ser o Direito Material do Trabalho uma das áreas em que se notabilizou o homenageado.  

Por fim, haverá a inauguração da exposição "Délio Maranhão – 100 anos", no Centro de Memória, localizado no Centro Cultural do TRT/RJ. A mostra reúne fotografias, medalhas, publicações, documentos acadêmicos e funcionais, além de depoimentos em vídeo, especialmente gravados por importantes operadores do Direito que conviveram com o jurista.