A importância do jurista Délio Maranhão para a história da Justiça do Trabalho no Brasil foi devidamente enaltecida, na manhã do dia 14 de maio,
Afirmando que Délio Maranhão foi expoente do Direito do Trabalho, devido ao seu notório saber jurídico, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Paranhos traçou a trajetória profissional do jurista e falou sobre as obras de sua autoria, ressaltando a importância delas para os acadêmicos de Direito. “Ele é o catecismo do Direito do Trabalho”, disse ela.
A magistrada também elevou a postura profissional de Délio, dizendo que ele aplicava justiça com zelo e buscava reparar o que achava possível ser revisto em um processo. Além disso, elogiou sua simplicidade e cordialidade com as partes e servidores.
No sentido horário: a desª Maria das Graças Paranhos; o des. Carlos Alberto Drummond; a procuradora-chefe Teresa Basteiro; o filho de Délio Maranhão, Roberto Maranhão; e o presidente da Amatra1, Paulo Périssé
Em seu discurso, Paulo Périssé reiterou que o jurista é o maior nome da história do TRT/RJ e afiançou que suas obras são imprescindíveis para quem quer se aprofundar no Direito do Trabalho. Ressaltando que Délio foi um juiz adiante do seu tempo, falou da objetividade e concisão de seus acórdãos. “São verdadeiras aulas de Direito”, afirmou o presidente da Amatra1.
Também tiveram posse da palavra, o desembargador
Emocionado, o filho de Délio Maranhão, Roberto Milanêz de Albuquerque Maranhão, agradeceu as homenagens e destacou o caráter justo e o jeito amoroso e amigo do pai. “Ele lutava contra a desigualdade social. Essa foi a maior herança que nos deixou, tratando a todos sem distinção”, destacou.
Placa de Homenagem
Magistrados e familiares de Délio Maranhão descerram a placa de homenagem pelo centenário do jurista
Após os discursos, foi feito o descerramento da placa de homenagem aos 100 anos de nascimento do jurista. Juntamente com a desª Maria das Graças Paranhos, estavam o desembargador
Premiação
Finalizando os trabalhos, foi anunciada a realização do Concurso de Ensaios Jurídicos, que terá como tema “Délio Maranhão – Construtor do Direito do Trabalho no Brasil”. Com o objetivo de incentivar a pesquisa sobre a obra do jurista, a premiação é voltada para estudantes e bacharéis de Direito. Também foi ressaltado que a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário está empenhada em aumentar o acervo da biblioteca do Tribunal, buscando obras de Délio Maranhão, incluindo todas as edições de “Direito do Trabalho”, coleção conhecida como Delinho.
Palestra e Exposição
Na parte da tarde, a comemoração será retomada com um ciclo de palestras. Primeiramente, o advogado
Por fim, haverá a inauguração da exposição "Délio Maranhão – 100 anos", no Centro de Memória, localizado no Centro Cultural do TRT/RJ. A mostra reúne fotografias, medalhas, publicações, documentos acadêmicos e funcionais, além de depoimentos em vídeo, especialmente gravados por importantes operadores do Direito que conviveram com o jurista.