TRT/RJ – Instituições brasileiras marcam presença em evento da OIT

Até o dia 13 de junho, a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, participa da 104ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça. Nesta terça-feira (9/6), ela assistiu ao pronunciamento do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

desembargadora paranhos e manoel dias
A presidente do TRT/RJ, des. Maria das Graças Paranhos, ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias

Durante o pronunciamento, o ministro Manoel Dias defendeu a importância da justiça social como fim último para as políticas laborais. Destacou, ainda, que é preciso avançar na agenda de integração regional e assegurar a transição da economia formal para a informal, acrescentando que o Brasil é pioneiro no estabelecimento de agendas de trabalho decente.

Aprofundar a visão sobre esses temas é fundamental para a Justiça do Trabalho, como observou a desembargadora Maria das Graças Paranhos. "Minha participação, como presidente do TRT/RJ, nesse evento – que integra várias instituições atuantes contra a exploração do trabalho, seja escravo, infantil ou da mulher – é de suma importância porque podemos divulgar cada vez mais mecanismos de enfrentamento a todas as formas de exploração e de discriminação. Podemos assim, na condição de observadores, perceber como os países se unem para implementar políticas laborais e sociais visando à justiça social", avaliou a presidente do Regional fluminense. 

montagem OIT
Em sentido horário (a partir da primeira foto à esquerda): a presidente do TRT/RJ com o ministro Manoel Dias; com a embaixadora Regina Maria Cordeiro Dunlop, representante permanente do Brasil em Genebra; e com Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), e Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU)

A Conferência Internacional do Trabalho é o órgão de decisão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e reúne-se anualmente com a participação de delegações de 185 Estados-membros. O Brasil conta com uma delegação tripartite, formada por representantes do setor público, de empregadores e dos trabalhadores. Outros assuntos de destaque que estão sendo debatidos na Conferência são "Pequenas e Médias Empresas e Criação de Emprego Decente e Produtivo"; "Proteção Social dos Trabalhadores"; e "Dar Voz aos Trabalhadores Rurais".