O presidente da Amatra1, Paulo Périssé, prestigiou a cerimônia de inauguração do novo prédio-sede do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), que aconteceu nesta quarta-feira (19.08), no Centro do Rio. A procuradora-chefe do MPT-RJ, Teresa Basteiro, presidiu a solenidade, que também teve a participação de outras autoridades, como o procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Maria das Graças Paranhos.
No sentido horário: entre as autoridades que fizeram parte do dispositico de honra, estavam a procuradora-chefe do MPT/RJ, Teresa Basteiro, a presidente do TRT/RJ, desª Maria das Graças Paranhos, e o presidente da ANPT, Carlos Eduardo Lima; Teresa Basteiro conta a história da aquisição do prédio; O presidente da Amatra1 posa ao lado dos procuradores Fabio Villela, Cintia Lopes, Márcio Vieira Faria e Débora Félix
Em seu discurso, Teresa Basteiro contou toda a trajetória para aquisição da sede-própria, que começou em 2004, quando a chefia do MPT/RJ estava a cargo do procurador Márcio Antônio Vieira Marques. De acordo com ela, foram muitos percalços e reveses ao longo desses anos para que, finalmente, o prédio fosse inaugurado. Agradecendo a todos os envolvidos, ressaltou que a conjugação de esforços foi fundamental para a realização deste sonho. Também destacou que a sede-própria significa um passo para a valorização da sociedade e da atuação do Ministério Público do Trabalho.
Estrutura
No edifício, localizado na Rua Santa Luzia, vai funcionar a maior parte dos setores da instituição, incluindo os gabinetes de procuradores e as salas de audiência e protocolo, onde os cidadãos podem dar entrada em denúncias trabalhistas. Atualmente, cerca de 300 pessoas trabalham na sede, entre procuradores, servidores, anistiados e estagiários. O funcionamento das novas instalações garantirá maior comodidade aos membros e servidores, além de melhor atendimento ao público.
O prédio, que antes pertencia ao INSS e onde já funcionou o Judiciário trabalhista, tem 12 andares e 4.800 metros quadrados. O espaço passou por ampla reforma para receber, com segurança e de forma adequada, a estrutura do MPT-RJ.