Neste domingo (27/9), 77 candidatos realizaram a prova de sentença do concurso para o cargo de juiz do Trabalho Substituto 2015 do TRT/RJ. Essa foi a segunda prova escrita da segunda etapa do certame, realizada na sede da Escola de Administração e Capacitação de Servidores do Regional, no bairro da Glória.
Todos os convocados compareceram. Os que chegaram a essa fase passaram por uma primeira prova objetiva seletiva – que contou com 3.443 inscritos – e por uma prova escrita discursiva – da qual participaram 303 concorrentes. Os remanescentes estão da disputa pelo quantitativo de 20 cargos vagos inicialmente existentes, além de outros que vierem a vagar, bem como daqueles que forem criados durante o prazo de validade do certame.
Antes do início da prova os candidatos receberam a visita de integrantes de comissão do concurso, bem como de membros da comissão examinadora da segunda prova escrita. Em nomes de todos, o desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira, membro da comissão do concurso, felicitou os candidatos e desejou boa sorte. "Vocês chegaram até aqui, já provaram que são bons. Que possam ter tranquilidade e confiança", encorajou o magistrado.
A prova começou pontualmente às 10h. Os candidatos dispuseram de quatro horas para elaborar uma sentença trabalhista, podendo consultar a legislação, desacompanhada de anotação ou comentário, sendo vedada a consulta a obras doutrinárias, súmulas e orientações jurisprudenciais. Para ser aprovado nessa etapa, é necessário nota mínima de seis.
A sessão pública de identificação e divulgação do resultado da prova de sentença está previsa para ocorrer no dia 5 de outubro. Na ocasião, serão conhecidos os candidatos que passaram para as etapas seguintes – inscrição definitiva e prova oral, esta última marcada para a segunda quinzena do mês de novembro.
Acompanharam a realização da prova a desembargadora Marcia Leite Nery, a juíza Marise Costa Rodrigues e o advogado Marcus Vinicius Cordeiro, titulares da comissão examinadora da segunda prova escrita; a advogada Bianca Neves Bomfim, suplente da comissão do concurso; o também advogado João Baptista Lousada Câmara, membro titular da comissão examinadora da prova oral; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT/RJ, Sônia Regina de Freitas Andrade, além de diversos servidores da unidade que colaboraram na organização e realização dessa etapa, bem como juízes que atuaram como fiscais de prova.