TRT/RJ – Inscrições abertas para o “Seminário Trabalho Seguro”

 Será realizado no próximo dia 27 de novembro o Seminário "Trabalho Seguro", com o objetivo principal de disseminar a cultura de saúde na segurança do trabalho, conscientizar sobre os riscos de acidentes além de estimular medidas de prevenção. As palestras serão realizadas das 9h às 12h30, no auditório do 4º andar do Prédio-Sede do TRT/RJ.

A organização do evento é uma parceria entre o TRT da 1ª Região, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Escola Judicial do TRT/RJ e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea/RJ).

O seminário é aberto ao público em geral e contará com palestras ministradas por profissionais da área. As inscrições poderão ser feitas através do email [email protected]. Ao final, os participantes receberão certificados. Veja abaixo a programação completa do evento:

  • 9h – Mesa de abertura
  • 9h30 – Palestra: Apresentação do Programa Trabalho Seguro (desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, presidente do TRT/RJ e gestora regional no 2º grau do Programa Trabalho Seguro; Elisa Torres Sanvicente, juíza do Trabalho Substituta e gestora regional no 1º grau do Programa Trabalho Seguro
  • 10h – Palestra: e-Social e seu impacto na SST (José Luiz Pedro de Barros – Firjan)
  • 10h40 – Palestra: Acessibilidade (Roberto Lozinsky – Crea/RJ)
  • 11h20 – Palestra: A Norma Regulamentadora 12 (José Muniz de Aragão – SRTE/RJ)
  • 12h – Debate
  • 12h30 – Encerramento

SOBRE O DIA 27 DE NOVEMBRO

É comemorado nesta data o dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho, profissões que foram regularizadas pela Lei nº 7.410/1985, embora já fossem atividades desempenhadas antes da regulamentação legal..

Dentre as várias funções atribuídas a esses profissionais, destacam-se a elaboração e a execução de projetos de normas e sistemas para programas de segurança do trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalhos e doenças profissionais.

Eles também podem atuar em todas as esferas da sociedade, onde houver trabalhadores que pertençam a empresas comerciais e industriais, estatais, mineradoras e de extração, assim como também podem exercer atividades na área rural, em empresas agro-industriais.