Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional de Conciliação teve início na segunda-feira (23/11) e prossegue até esta sexta-feira (27/11), mobilizando o Judiciário de todo o país. Até o momento, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região registrou a parcial de R$ 6.843.353,92 na soma total de valores dos acordos homologados em primeiro e segundo graus, contabilizada até terça-feira (24/11).
No Regional fluminense, a Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (Caep) – unidade que tem como principal função promover a conciliação – inovou este ano, com pautas conciliatórias realizadas fora da Capital, nos fóruns trabalhistas de Duque de Caxias, no dia 23/11, e de Niterói, no dia 24/11. Elas foram conduzidas pelos juízes do Trabalho Substitutos Henrique Macedo de Oliveira (Niterói) e Hernani Fleury Chaves Ribeiro (Duque de Caxias).
Já na Capital, o desembargador Cesar Marques Carvalho e a juíza do Trabalho Substituta Glaucia Alves Gomes conduzem as audiências de segundo e primeiro graus, respectivamente, que ocorrem de manhã e de tarde no Prédio-Sede. Cada pauta da Caep reúne cerca de 50 processos.
OBRE A SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO
Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, a Semana Nacional de Conciliação de 2015 ocorre de 23 a 27/11, com o objetivo de incentivar e reforçar a cultura do diálogo na solução dos conflitos.
SOBRE A CAEP
A Coordenadoria de Apoio à Efetividade Processual (Caep) tem por objetivo dar apoio técnico-operacional nas conciliações propostas ao Juízo Auxiliar de Conciliação em primeiro e segundo graus, atuando, ainda, como suporte de inteligência às execuções, seja por meio da Pesquisa Patrimonial (Secpep), seja pela Centralização de Execuções (Seccex) ou na Seção de Hastas Públicas (Sechas).