Da esquerda para direita: a presidente da Amatra1, Cleá Couto; o desembargadores José Nascimento Araujo Netto, vice-corregedor do TRT/RJ, e Evandro Pereira Valadão Lopes, diretor da Escola Judicial (EJ1); e juíza Marise Costa Rodrigues
Depois de três dias de reflexão e debates, o VI Fórum Gestão Judiciária do TRT/RJ se encerrou na sexta-feira (15/4) com a aprovação de 47 propostas que visam ajudar a Justiça Trabalhista no âmbito da 1ª Região a se reinventar e enfrentar o impacto das crises. A votação foi realizada por magistrados do Regional fluminense reunidos em plenária no auditório do Prédio-Sede.
As propostas aprovadas trataram de temas que foram objeto de discussão em oficinas na quarta e na quinta-feira (13 e 14/4). Houve proposições relativas à efetividade, como o estabelecimento, por parte do Tribunal, de diálogo com grandes litigantes; à comunicação, como a criação de um comitê composto por juízes e servidores para construir uma política de comunicação para o Regional; à gestão de conflitos, como a disponibilização no Portal do TRT/RJ de uma ferramenta para magistrados compartilharem provas que envolvam lides repetitivas.
No tocante à gestão administrativa, juízes e desembargadores sugeriram a formação de uma comissão de estudo para a maximização da utilização da mão de obra nas Varas do Trabalho. Já em relação à alteridade e ao olhar para o outro, uma das propostas aprovadas foi a adoção de política institucional que promova o resgate da visibilidade entre os prestadores de serviços dentro da instituição. No que se refere à gestão do tempo e da saúde, os participantes propuseram a pesquisa, por parte da Escola Judicial (EJ1), para formação de compêndio de boas práticas. Houve, ainda, proposições relacionadas à saúde e ao bem-estar de magistrados.
A plenária também aprovou a reeleição da comissão de acompanhamento de implantação das propostas até o próximo Fórum, composta pelo desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes; pelos juízes Titulares André Gustavo Bittencourt Villela, Mônica de Amorim Torres Brandão e Rosane Ribeiro Catrib; e pelos juízes Substitutos Eleticia Marinho Mendes Gomes da Silva, Filipe Ribeiro Alves Passos e Luciano Moraes Silva.
Grupos de Trabalho
Ao longo da manhã de sexta-feira (15/4), os magistrados de 1º e 2º graus dividiram-se em três grupos de trabalho para apreciação preliminar das proposições surgidas em nove oficinas.
O VI Fórum Gestão Judiciária teve como tema "(Re)inventar o Judiciário: o impacto das crises" e foi promovido pelo TRT/RJ, pela Escola Judicial e pelo Comitê Regional para Gestão e Implementação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, com o apoio da Amatra1.