A retomada dos eventos presenciais foi o marco do primeiro ano da gestão do biênio 2022/2023. O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, elencou as atuações da Associação em um ano com muitos desafios, mas também repleto de realizações. Para ele, “os tempos são difíceis e elencar nossas atividades – num cenário cada vez mais difícil e desafiador – é primordial para que nossos associados e associadas percebam como o trabalho associativo é importante”.
Ronaldo Callado também se comprometeu a continuar lutando pelos direitos e prerrogativas dos associados, com algumas reivindicações que devem ser apreciadas pela próxima administração do TRT-1. Para 2023, ele lembra que haverá a comemoração dos 60 anos da AMATRA1 e a realização dos Jogos Nacionais no Rio de Janeiro.
O “Relatório de Um Ano de Gestão da Diretoria da AMATRA1” relembra os pleitos em prol de direitos dos juízes ativos e aposentados, a campanha de refiliação sem joia, o patrocínio para consultas com advogados especializados sobre a migração previdenciária e o aumento da abrangência da assessoria jurídica oferecida pela Associação.
Leia mais AMATRA1 prestigia lançamento de livro sobre Reforma Trabalhista na OAB
AMATRA1 firma convênio com brechó de roupas e brinquedos Só Kids
Preparatório para pessoas negras de baixa renda abre inscrições
O documento também destaca a atuação na criação de políticas para igualdade racial no TRT do Rio de Janeiro e a continuidade do Programa TJC – Trabalho, Justiça e Cidadania, com a celebração de convênio com a Secretaria Estadual de Educação.
Sobre os convênios, foram firmadas novas parcerias de interesse dos associados e associadas, como a da Plataforma Dialética, em que os associados e dependentes têm descontos na aquisição dos serviços e produtos da empresa, como cursos de especialização e de pós-graduação, mestrados, doutorados e pós-doutorados; congressos; palestras; e venda de livros, revistas e periódicos.
Na área cultural, o documento destaca o lançamento do livro “Direito do Trabalho: Perenidade e Atualizado”, organizado pela Diretoria anterior, a realização de lives sobre temas de interesse dos associados e da sociedade, a publicação de textos de associadas festejando o Mês das Mulheres e o lançamento de livros na biblioteca do Fórum Marquês do Lavradio.
Entres os eventos, os destaques foram a organização, em conjunto com a EJUD1, do seminário sobre trabalho doméstico; a feijoada para comemorar o aniversário da Associação e outra, no Quilombo da Sacopã, em celebração ao Dia da Consciência Negra; a realização de happy hour no Xian por ocasião do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos; eventos esportivos; e a Festa de Fim de Ano no Solar Real, em Santa Teresa, na qual participaram, além do atual presidente, Ronaldo Callado, os ex-presidentes da AMATRA1 Luciana Neves, Cléa Couto, Nélie Perbeils, Áurea Sampaio e André Gustavo Villela (foto da capa).
Além disso, a AMATRA1 teve uma participação efetiva na mídia, com a inserção da opinião da entidade em matérias jornalísticas.
Clique aqui para ler o Relatório na íntegra.
Confira abaixo alguns momentos inesquecíveis da AMATRA1 em 2022
Lançamento da obra “Direito do Trabalho: Perenidade e Atualidade”
A AMATRA1 realizou o lançamento do livro “Direito do Trabalho: Perenidade e Atualidade”, em abril, por meio de uma live no canal do YouTube. A obra, que foi concebida na gestão anterior, é fundamental a todos os profissionais da área jurídica, bem como àqueles que desejam compreender, com profundidade e solidez, os desafios do Constitucionalismo Humanista e Social no Brasil e do Direito do Trabalho e seu sistema de justiça social. O livro foi coordenado por Bárbara Ferrito, Eduardo Adamovich, Roberto Fragale Filho e Sayonara Grillo, com prefácio do ministro do TST Maurício Godinho Delgado.
Entrevistas em jornais e parcerias em livro
A 1ª vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, e a juíza do Trabalho associada da AMATRA1 Aline Leporaci lançaram o livro “Manual de Sentença Trabalhista: Compreendendo a Técnica da Sentença Trabalhista para Concurso”, em fevereiro. A obra tem o objetivo de auxiliar os candidatos de concursos para a magistratura do Trabalho. O livro pode ser adquirido no site da Amazon.
A juíza Aline Leporaci participou da reportagem do jornal Extra, em abril, sobre a proposta do governo para terceirizar o trabalho no campo. Na matéria, a juíza avaliou os aspectos positivos e negativos da proposta. Clique aqui para conferir a matéria.
No mesmo mês, a 1ª vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, foi entrevistada pelo jornal O Dia, em uma matéria sobre as possíveis mudanças e obrigações trabalhistas após o fim do estado de emergência em virtude da Covid-19. A magistrada destacou que a questão pode abranger desde a regulamentação do uso de máscaras até a proibição de práticas diretamente ligadas aos direitos dos trabalhadores. Clique aqui para conferir a matéria.
Artigo “O Fenômeno da Uberização nas Relações Trabalhistas”
O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, publicou o artigo “O Fenômeno da Uberização nas Relações Trabalhistas” no site Jota, em maio. O magistrado analisou o cenário jurídico que envolve a ligação entre trabalhadores e empresas de aplicativos digitais. De acordo com o presidente da AMATRA1, as novas relações de emprego tem como uma de suas bases a subordinação algorítmica por aparatos tecnológicos – em que “as ordens e imposições são apenas ‘sugeridas’ e numa faceta mais amena” –, com previsão no parágrafo único do art. 6º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.
Trabalho, Justiça e Cidadania
O programa Trabalho, Justiça e Cidadania apresentou forte atuação em 2022, com projetos voltados para a promoção da cidadania e da democratização do Poder Judiciário, aproximando os juízes da sociedade e compartilhando com jovens educandos noções básicas de Direito. Um dos projetos foi o “TJC no Bicentenário da Independência do Brasil na Busca da Antidiscriminação nos Espaços de Trabalho e Cidadania”, que proporcionou encontros entre juízes, professores e alunos, com o objetivo de aprofundar o conhecimento de temas como justiça, igualdade, preconceito e direitos.

Coluna da Bárbara Ferrito na Piauí
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, Bárbara Ferrito, assinou uma coluna no site da revista Piauí. De agosto a outubro, a juíza publicou artigos com diversos temas que perpassam pelos aspectos sociais, de gênero e raça no Brasil. Os artigos foram: “A mulher negra e o Brasil que não sabe elogiar”; “Assédio sexual contra mulheres no trabalho é um mal endêmico no Brasil”; “Crise do cuidado exige mais que amor – exige política pública”; “O que a eleição tem a ver com bolo de chocolate”, “Eleição é o começo da luta, não o fim”; e “Sobre assédio, direito e representatividade”. Clique aqui para acessar as colunas na íntegra.
Prêmio Anamatra de Direitos Humanos no Rio
O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2022 aconteceu em setembro, no Rio de Janeiro, com o apoio da AMATRA1. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Justiça Federal e contou com a participação de dirigentes da Anamatra e do Conselho de Representantes, magistradas e magistrados, entre outras autoridades. A premiação valoriza ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas com a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. Ao todo, foram distribuídos 60 mil reais nas categorias Cidadã e Imprensa (subcategorias mídia impressa e eletrônica, fotografia, rádio e TV).

Jogos Anamatra 2023
Os Jogos Anamatra de 2023 acontecerão no Rio de Janeiro. O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, ofereceu a cidade como candidata para ser a sede do evento, e a proposta foi aprovada com aclamação pelo Conselho de Representantes.
