AMATRA1 assina Manifesto em Apoio ao Estado Democrático de Direito

A AMATRA1 é uma das 303 entidades da sociedade civil que assinaram o Manifesto em Apoio ao Estado Democrático de Direito, que classifica os atos violentos de 8 de janeiro como intoleráveis. O documento foi lido nesta quarta-feira (1º), no Supremo Tribunal Federal (STF), na solenidade de abertura do Ano Judiciário.

“O ataque às instituições, como o que temos presenciado, impõe a todos nós maior combatividade e luta em favor da democracia”, afirmou o presidente da AMATRA1 e diretor da Anamatra, Ronaldo Callado.

Leia mais: Campanha de filiação ou refiliação à AMATRA1 vai até 28 de fevereiro

Novo corregedor do TRT-1 faz reunião com juízes e servidores

Desembargador Cesar Marques toma posse como presidente do TRT-1 

O documento reafirma apoio incondicional ao Estado Democrático de Direito e à Constituição, reconhece que “divergências ideológicas e de opinião são próprias da democracia e devem ter vez no debate público”, porém, ressalta que estas “não se confundem com os intoleráveis ataques violentos que põem em risco a própria democracia”. 

O manifesto destaca também que “é preciso defender e preservar o STF como instituição vital para a democracia no Brasil” e convoca todos os brasileiros a se unirem “em prol da construção de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária”.

Dentre os 303 apoiadores do Manifesto, redigido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estão também a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e outras Amatras: 2ª (SP), 3ª (MG), 4ª (RS), 5ª (BA), 6ª (PE), 7ª (CE), 8ª (PA/AP), 9ª (PR), 10ª (DF/TO), 11ª (AM/RR), 12ª (SC), 13ª (PB), 14ª (RO/AC), 15ª (Campinas e Região), 16ª (MA), 17ª (ES), 18ª (GO), 19ª (AL), 20ª (SE), 23ª (MT) e 24ª (MS).

Leia a íntegra do Manifesto.

Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF