As inscrições para concorrer ao Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti terminam nesta sexta-feira (31). Estão aptos a participar profissionais de saúde, agentes comunitários e instituições que atuem em trabalhos, programas de conscientização, tratamentos terapêuticos, cuidados paliativos, esclarecimentos e prevenção do câncer. Os candidatos devem se inscrever pelo email [email protected], enviando currículo resumido, bem como a descrição das iniciativas e experiências desenvolvidas relacionadas à área de abrangência do Prêmio.
De autoria do vereador Paulo Pinheiro (Psol), o prêmio em homenagem à juíza do Trabalho Ana Rita Lugon Ramacciotti, que faleceu em 2017 após 16 anos de luta contra o câncer de mama, foi aprovado em maio de 2021 pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
À época o vereador Paulo Pinheiro disse: “Em 2016, outorguei à Dra. Ana Rita Lugon Ramacciotti a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da cidade do Rio de Janeiro, em reconhecimento à sua atuação dedicada e responsável em defesa dos direitos dos trabalhadores. Ao tomar conhecimento de seu falecimento, e em razão de sua luta incessante para que todas as mulheres pudessem ter acesso a mais tratamentos pelo SUS, não restou dúvida: será novamente homenageada por meu mandato, dando nome ao prêmio que reconhecerá todos os que lutam para amenizar o sofrimento de milhares de pessoas com câncer. É uma homenagem tão justa quanto merecida”.
Ana Rita Lugon recebendo a Medalha Pedro Ernesto do vereador Paulo Pinheiro, em 2016, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
A iniciativa é anual e dará, sempre em maio, diploma com Menção Honrosa de reconhecimento a quem se destacar na área, merecendo registro, divulgação e prestígio público, seja pela originalidade da ação, pela efetividade da atuação ou pelo caráter profissional ou voluntário. A Câmara Municipal fará a escolha dos homenageados por meio da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-estar Social. Neste ano, a entrega da premiação será em 30 de maio, coincidentemente dia em que Ana Rita Lugon faria 56 anos.
Leia mais: 3ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho aprova 33 teses
Posse de Cláudio Montesso reúne autoridades, colegas e familiares
Desembargador Roberto Amarante Davis dá nome a praça no Itanhangá
Câncer de mama no Brasil
De acordo com o Relatório Anual 2022 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), “no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2023 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres”.
Segundo o INCA, a prevenção primária da doença consiste em reduzir os fatores de risco e promover os fatores de proteção. De acordo com materiais informativos do Instituto, os cuidados mais importantes para a prevenção da doença são: manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa, evitar o consumo de bebida alcoólica, evitar (ou fazer pelo menor tempo possível e sob supervisão médica) terapia de reposição hormonal e, para quem tem filhos, amamentar o maior tempo possível.
Trajetória de Ana Rita Lugon
Nascida em Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense do Rio, Ana Rita Lugon Ramacciotti ingressou na magistratura em outubro de 1997. Em julho de 2006, foi promovida ao cargo de juíza titular, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Macaé. Também esteve à frente da 3ª Vara do Trabalho de Nova Iguaçu, da 6ª Vara de Duque de Caxias e da Vara do Trabalho de Nilópolis, onde permaneceu por quatro anos.
Além do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, seu trabalho também foi reconhecido com a homenagem da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT-1, em 2016.
Por 16 anos conviveu com o câncer de mama e, no tempo em que lutou pela própria vida, também participou ativamente de campanhas para aprovação e adoção de novas medicações e tratamentos para melhorar a qualidade de vida das demais pacientes. Juntou-se, ainda, a ações de prevenção e conscientização da doença, como as campanhas “Por mais tempo” e “Outubro Rosa”.
Arte/Foto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro