João Renda lança 2ª edição de ‘O Mito EUA: Um país sem direitos trabalhistas?’

O juiz João Renda Leal Fernandes, associado da AMATRA1, lançará edição revista, atualizada e ampliada do livro “O Mito EUA: Um país sem direitos trabalhistas?”, pela Editora Juspodivm, na próxima segunda-feira (10), a partir das 17h, no Xian Rio Bossa Nova Mall, Centro da cidade. 

A primeira edição da obra foi publicada em 2021, sem eventos de lançamento devido à pandemia de Covid-19. Na época, as quatro tiragens se esgotaram, o que motivou o convite da editora para publicação de edição atualizada, com cinco capítulos além das conclusões e de um glossário inglês-português de termos jurídico-trabalhistas. Para mais detalhes, confira aqui o sumário

O trabalho foi originalmente apresentado como dissertação de Mestrado em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, para redigi-lo, Renda passou três semestres – de fevereiro de 2019 a junho de 2020 – como pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.

Para Bruno Freire e Silva, professor-adjunto de Direito Processual do Trabalho da UERJ, que assina um dos textos de apresentação do livro, a obra “é resultado de um trabalho de fôlego, fruto de pesquisa de campo, bibliográfica e jurisprudencial sem precedentes no meio jurídico brasileiro”. 

O ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), assina o prefácio do livro e acrescenta que o autor “oferece muito mais” do que aquilo que se propôs fazer. “Oferece-nos a oportunidade de conhecer o sistema jurídico laboral dos Estados Unidos da América, sua complexa estrutura regulatória e os órgãos incumbidos de exigir a correta implementação das normas trabalhistas (heterônomas e autônomas). Oferece, ainda, a possibilidade de desmistificar a visão superficial e equivocada que ainda transita em nossa sociedade sobre o sistema de relações do trabalho norte-americano”.  

Trajetória de João Renda Leal Fernandes 

Antes de se tornar juiz do Trabalho, o carioca João Renda foi advogado e, depois, servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1). Atuou como oficial de Justiça por mais de quatro anos nas comarcas da capital, de Campos dos Goytacazes e de São João de Meriti. Mas seu objetivo era a magistratura. Foi aprovado em dois Tribunais: o TRT da 18ª Região (Goiás) – onde foi 1º colocado – e o da 20ª Região (Sergipe). Optou por Goiás, onde ficou um ano e meio até ser removido para a 1ª Região, em dezembro de 2014. Atualmente, João Renda é juiz na Baixada Fluminense, auxiliando nas VTs de Nilópolis, na 3a de Nova Iguaçu e na de Queimados, mas, a partir de segunda-feira (10), ficará por um longo período na 7a VT de Nova Iguaçu. 

Leia mais: MPT-RJ divulga dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho

Heloisa Juncken toma posse como desembargadora do TRT-1

Seminário debate relatos e legislação sobre escravidão contemporânea

Arte/Foto: Divulgação