A juíza do Trabalho aposentada Edna Kauss está entre os(as) 16 artistas da coletiva “Sem Barreiras”, que reunirá pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e objetos de arte na Casa do Paulo Branquinho, na Lapa. A exposição vai de 15 de agosto a 2 de setembro, com festa de abertura em 12 de agosto, próximo sábado, para a qual estão todos convidados. A entrada é gratuita.
A inauguração neste sábado (12) será às 14h, com apresentação, a partir das 17h, do Trio Flor Amorosa, que canta Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, entre outros. A coletiva representa o retorno à cena artística da Galeria Paulo Branquinho, na Rua Morais e Vale, 8, Lapa. “É uma rua interessante de casas antigas, que estão sendo restauradas com incentivos da prefeitura”, disse a juíza aposentada Edna Kauss.
A magistrada artista apresentará três novos trabalhos com luz. “Cada um tem três fios de lâmpadas eletroluminescentes. Dei o título de 3 x 3”, explicou. “Neste novo momento do país a luz se faz presente para saudar a alegria e, talvez, iluminar quem ainda está na treva”, filosofou.
Ao ser questionada sobre sua especialização em áreas tão distintas, como a magistratura e as artes, Edna Kauss respondeu poeticamente: “Arte e Justiça podem trilhar juntas o caminho da liberdade”.
Outros artistas que participam da mostra são: Alessandro Caròla, Ana Pose, Analu Nabuco, Eda Miranda, Gustavo Alves, Ira Etz, Istefânia Rubino, Jacqueline Dalsenter, José Senna, Laura Bonfá Burnier, Marcia Rommes, Maria Cecília Leão, Maria Eugênia Baptista, Maria Lúcia Maluf e Teresinha Mazzei.
A juíza aposentada Áurea Sampaio está organizando um grupo para visitar a exposição. Interessados(as) podem contatá-la para mais informações.
Sobre Edna Kauss
Herdeira da tradição minimalista e construtivista, Edna Kauss já participou de mostras nacionais e internacionais, inclusive em Nova York, Porto (Portugal) e Paris.
A obra da artista se caracteriza pelo uso constante de geometria, luzes e materiais industriais. Seus estudos teórico e prático se deram, inicialmente, na Oficina de Escultura do Ingá, com Haroldo Barroso, onde permaneceu por dois anos (1986-87).
Na EAV Parque Lage, entre 2001 e 2009, cursou História da Arte com Reynaldo Röels, Paulo Sergio Duarte e Guilherme Bueno; Oficina 3D com João Carlos Goldberg; e Arte Contemporânea com Iole de Freitas. Além disso, cursou Imersões Poéticas com Marcelo Campos, Cadu e Efrain Almeida e Filosofia na Arte, com Marisa Flórido.
Para mais informações, acesse https://www.ednakauss.net/
Eclética, Edna Kauss trabalha com materiais diversos: para as festas de São João deste ano, na rua da galeria Paulo Branquinho, na Lapa, a artista produziu bandeirinhas com cordas coloridas e pesos de pesca nas pontas
A obra “Expansions”, de Edna Kauss, foi exposta na Galerie La Vitrine AM, em 2015, em Paris. Foto de Tânia Bonin
Coletiva ‘Sem Barreiras’
Local: Casa do Paulo Branquinho
Endereço: Rua Morais e Vale, 8 – térreo, Lapa.
Classificação livre
Entrada gratuita
Abertura: 12 de agosto, sábado, às 14h
Apresentação Trio Flor Amorosa a partir das 17h
Visitação: de 15 de agosto a 2 de setembro de 2023
Funcionamento: de terça a sexta, das 14 às 19h
Foto de capa: A obra de Edna Kauss “3 x 3”, que estará na exposição “Sem Barreiras”, é composta por três módulos de 25 x 100 cm, com lâmpadas eletroluminescentes, MDF, tinta acrílica e equipamentos elétricos