Na quinta-feira passada (17), associadas da AMATRA1 visitaram a exposição “Sem Barreiras”, da qual participa a juíza aposentada e artista Edna Kauss. A juíza está entre os(as) 16 artistas da coletiva de arte, que reúne pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e objetos na Casa do Paulo Branquinho, na Rua Morais e Vale, 8, Lapa. A exposição vai até 2 de setembro, e a entrada é gratuita.
Entre as magistradas que visitaram a exposição estavam: a 2ª vice-presidente da AMATRA1, Mônica do Rêgo Barros Cardoso; a 1ª diretora de Aposentados e Pensionistas, Áurea Sampaio; a 2ª diretora Cultural, Daniela Muller; a desembargadora aposentada Maria das Graças Paranhos; a ex-presidente (2015-2017) da AMATRA1 Cléa Couto; a integrante do Conselho Editorial da AMATRA1 Gabriela Canellas; e as juízas aposentadas Maria do Socorro Duarte da Silva e Maria de Lourdes Tuffani de Carvalho.
“A visita à exposição foi muito agradável. Nosso trabalho no Judiciário é muito solitário. Não fosse a associação, teríamos mais dificuldade para encontrar com os colegas. Nessa visita, tivemos a oportunidade de apreciar a arte da Edna e ouvir da própria artista explicações sobre o material empregado e sua ideia criativa. Além de prestigiá-la, também ‘molhamos a palavra’ com uma cervejinha na porta do centro cultural. Foi um encontro delicioso”, afirmou a 2ª vice-presidente da AMATRA1, Mônica Cardoso.
A obra de Edna Kauss chama-se “3 x 3” e é composta por três módulos de 25 x 100cm, com lâmpadas eletroluminescentes, MDF, tinta acrílica e equipamentos elétricos. Sobre seu trabalho, a artista cita a astrônoma e astrofísica inglesa Cecilia Payne: “Para quem está no escuro, uma fresta de luz significa tudo”.
Obra de Edna Kauss na coletiva ‘Sem Barreiras’
Quanto à visita das magistradas, Edna Kauss afirmou que a tarde foi deliciosa. E acrescentou: “Foi um grande prazer receber minhas queridas colegas e desfrutar de sua amizade, leveza e bom humor”.
Para a juíza Maria do Socorro Duarte, além do talento artístico da autora, destacam-se seu bom gosto e originalidade. “A galeria Paulo Branquinho fica numa rua histórica no Rio de Janeiro, uma das primeiras construídas na cidade, em 1775. Entre outras obras, se sobressaíam as peças de Edna Kauss, diferentes, resultado de um trabalho minucioso com uma iluminação primorosa. Foi um presente ter ido e usufruído do convívio com os demais colegas”, afirmou.
A juíza Maria de Lourdes Tuffani também adorou o programa. “Edna Kauss demonstrou mais uma vez seu talento e criatividade no delicado e interessante trabalho com cores e luzes fluorescentes”, destacou.
Confraternização pós apresentação da obra
Outros artistas que participam da mostra são: Alessandro Caròla, Ana Pose, Analu Nabuco, Eda Miranda, Gustavo Alves, Ira Etz, Istefânia Rubino, Jacqueline Dalsenter, José Senna, Laura Bonfá Burnier, Marcia Rommes, Maria Cecília Leão, Maria Eugênia Baptista, Maria Lúcia Maluf e Teresinha Mazzei.
Sobre Edna Kauss
Herdeira da tradição minimalista e construtivista, Edna Kauss já participou de mostras nacionais e internacionais, inclusive em Nova York, Porto (Portugal) e Paris.
A obra da artista se caracteriza pelo uso constante de geometria, luzes e materiais industriais. Seus estudos teórico e prático se deram, inicialmente, na Oficina de Escultura do Ingá, com Haroldo Barroso, onde permaneceu por dois anos (1986-87).
Na EAV Parque Lage, entre 2001 e 2009, cursou História da Arte com Reynaldo Röels, Paulo Sergio Duarte e Guilherme Bueno; Oficina 3D com João Carlos Goldberg; e Arte Contemporânea com Iole de Freitas. Além disso, cursou Imersões Poéticas com Marcelo Campos, Cadu e Efrain Almeida e Filosofia na Arte, com Marisa Flórido.
Para mais informações, acesse https://www.ednakauss.net/
Coletiva ‘Sem Barreiras’
Local: Casa do Paulo Branquinho
Endereço: Rua Morais e Vale, 8 – térreo, Lapa.
Classificação livre
Entrada gratuita
Funcionamento: de terça a sexta, das 14 às 19h, até 2 de setembro
Leia mais: Instituições criam Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do RJ
Juíza Márcia Leal toma posse como desembargadora do TRT-1
Juízes Munif Achoche e Bruno Macedo tomam posse como titulares