‘Não chego sozinha à 2ª instância, mas na companhia de amigos’, diz desembargadora Rosane Catrib

O TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) concedeu posse administrativamente à nova desembargadora Rosane Ribeiro Catrib na última quinta-feira (26). A cerimônia de posse da 3ª Diretora Social da AMATRA1 ocorreu no Plenário Délio Maranhão, no prédio-sede do tribunal, situado no Centro do Rio de Janeiro. 

A promoção ocorreu pelo critério de antiguidade, em decorrência da aposentadoria da desembargadora Mery Bucker Caminha.

A trajetória de Rosane Catrib teve início como juíza substituta em 16 de novembro de 1993. Ao longo dos anos, atuou em diversas varas do Trabalho no Rio de Janeiro. Rosane foi promovida à titularidade em 1º de fevereiro de 2000, quando assumiu a 13ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Em 20 de fevereiro de 2004, passou a liderar a gestão da 56ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Em 2019, foi convocada para atuar no segundo grau do tribunal.

“Em tempos de tanta chuva e seca, sapos e gafanhotos, ao agradecer às carinhosas manifestações dos colegas, digo que chego ao segundo grau com a esperança de continuar a pensar e querer ser possível o que deveria ser obrigatório e simples: ser justa. Com a esperança de fazer justiça na Justiça e fazer justiça à Justiça do Trabalho, especialmente na defesa de sua competência constitucional”, afirmou Rosane. 

‘Emocionada e agradecida pelo entusiasmo com que fui empossada’

“Como muitos – e, principalmente, como muitas… – pensei que jamais chegaria à segunda instância. Ainda estou muito emocionada e agradecida pelo entusiasmo com que fui empossada, o que me faz ver que não chego sozinha. Ao contrário, chego na boa companhia de antigos e novos colegas, de amigos que, em grande parte, fiz dentro da AMATRA1”, disse à AMATRA1.

A cerimônia de posse foi oficializada com a assinatura do documento de posse pelo presidente em exercício regimental do TRT-1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli. 

O evento ocorreu no mesmo dia da ratificação da posse da desembargadora Márcia Regina perante o Tribunal Pleno. A solenidade de posse da desembargadora perante o Órgão Especial do TRT-1 ainda será agendada.

Com informações e foto do TRT-1.

Leia mais: Marcel Roman defende em palestra diálogo entre magistrados e sindicatos

Decisões do STF preocupam a Justiça do Trabalho

Inscrição de chapas na eleição da Diretoria da AMATRA1 termina em 31 de outubro