Aposentados debatem valorização da magistratura do Trabalho

Magistrados aposentados da AMATRA1 participaram de reunião telepresencial organizada pela Anamatra nesta segunda-feira (20). No encontro, foi discutida a valorização da Magistratura do Trabalho. Conduzida pela diretora de Aposentados da Anamatra, Solange Godoy, a reunião esclareceu dúvidas e abordou temas importantes para os aposentados na esfera judicial.

O objetivo foi esclarecer e detalhar as ações da diretoria em questões de interesse de aposentados e pensionistas. Os participantes  apresentaram  reivindicações e sugestões.

A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, enfatizou a importância da aprovação da PEC 10/2023, que prevê o estabelecimento de uma parcela mensal de valorização por tempo de exercício (VTM).

A 1ª Diretora de Aposentados e Pensionistas da AMATRA1, Áurea Sampaio, disse que a aprovação da PEC, em tramitação no Senado, vai melhorar a remuneração da magistratura, especialmente dos aposentados, além de valorizar a carreira.

Outros temas debatidos foram a implementação dos reajustes do auxílio-saúde e do pagamento das diferenças; a atuação para a aprovação da PEC 555/2006, que trata do fim da contribuição previdenciária dos inativos; uma maior representatividade dos aposentados no Conselho de Representantes e na Diretoria da Anamatra; o aprimoramento da Mútua Anamatra e o incentivo à participação dos associados; a implementação das teses do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) de interesse dos aposentados; a elaboração de relatórios pelas diretorias de Assuntos Legislativos e Prerrogativas; a continuidade da publicação dos Boletins dos Aposentados; e a realização de reuniões semestrais ou quando necessário. 

Pela AMATRA1, além da diretora Áurea Sampaio, participaram da reunião a 2ª diretora de Aposentados e Pensionistas, Márcia Cristina Teixeira Cardoso, e os associados aposentados Cléa Couto, Benimar Ramos e Renato Paiva.

Com informações e foto da Anamatra

Leia mais: Governo determina negociação sindical para trabalho nos domingos e feriados

Fernanda Stipp faz palestra em Ciep para programa TJC

Daniela Muller participa de evento sobre trabalho escravo contemporâneo