A juíza do Trabalho aposentada e artista visual Edna Kauss apresenta “Meu Boogie Woogie com Diagonais” na exposição “Abstratos Geométricos e algo mais…”. A obra é composta por cabos plásticos coloridos costurados em um quadro de MDF de 130 cm x 130 cm.
A inspiração vem de “Broadway Boogie Woogie”, realizada em 1943 pelo pintor modernista holandês Piet Mondrian (1872-1944). A composição estará na galeria Casa do Paulo Branquinho até o dia 14 de junho.
Galeria Casa do Paulo Branquinho
“Minha obra aborda essa divergência ao introduzir linhas diagonais entre as verticais e as horizontais, ao passo que homenageia a obra de Mondrian, artista que muito admiro”, disse ela.
A artista conta que Mondrian, com o amigo Theo van Doesburg, liderou o grupo De Stijl, criado na Holanda em 1917, que se opunha à representação do figurativo e se caracterizava pela linguagem abstrata radical que se pautava pela pureza e redução das formas, o uso de cores primárias, o racionalismo, a geometria e a prevalência do ângulo reto.
O rompimento de Mondrian com o De Stijl ocorreu quando van Doesburg começou a adotar linhas diagonais, que deixavam de criar ângulos retos.
“São poucos as/os artistas geniais no sentido de produzir uma obra genuinamente original sem influência de artistas que a/o precederam. Assim, creio que neste aspecto o papel da/o artista é contribuir com sua poética e produzir com honestidade, dando crédito a quem a/o inspirou”, explicou Edna Kauss.
Edna Kauss com materiais diversos para as festas de São João em 2023
A mostra reúne 15 artistas contemporâneos e estará aberta ao público, com entrada gratuita, de terça a sexta-feira das 15h às 19h. “Abstratos Geométricos e algo mais…” acontece na Rua Morais e Vale, 8, espaço artístico na região boêmia da Lapa.
Entre outras e outros artistas, a mostra reúne trabalhos de Carlos Vergara, Luiz Áquila, Gianguido Bonfanti e Ronaldo do Rego Macedo. Bonfanti e Macedo lecionam na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, onde está instalada a escultura “Prisma”, de Edna Kauss, já visitada por servidores e juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).
A abordagem artística de Edna Kauss é centrada na geometria, no neoconcreto, em linhas e cores. Desde a adolescência costumava visitar museus, conhecer os trabalhos expostos, ler livros sobre os artistas e suas obras. E mais tarde estudou história da arte.
Paulo Branquinho, organizador da exposição, conta que a proposta do espaço é reunir amigos queridos de vários segmentos artísticos, como pintura, escultura e fotografia. Ele destaca que Edna Kauss é extremamente dedicada e ativa durante as montagens das exposições.
“Edna faz um trabalho super contemporâneo, superjovem, usando cores e tecnologia. Ela aproveitou muito bem todo seu conhecimento para assimilar o que é uma arte mais clássica, moderna e contemporânea. É uma mulher sólida, apesar de colorida, aberta e expansiva com seu trabalho”, afirmou.
Por causa da chuva que atingiu o Rio na vernissage, no sábado (28), haverá uma reinauguração no próximo (1º), às 17h.
Exposição “Abstratos Geométricos e algo mais…”
Endereço: Rua Morais e Vale, 8, Lapa
Classificação livre
Entrada gratuita
Visitação: de 28 de maio a 14 de junho
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 15h às 19h
Reinauguração: 1º de junho (sábado) às 17h
Finissage: 15 de junho (sábado) às 17h
Para mais informações sobre a obra de Edna Kauss, acesse os links www.ednakauss.net e @ednakauss.art
Foto de capa: “Meu Boogie Woogie com Diagonais”/Edna Kauss.
Leia mais: Lívia Siciliano e Renato Pereira são empossados juízes titulares de VT
Migração na América Latina e Caribe dobra e é a que mais cresce no mundo