O 2º Prêmio Mulheres que Inspiram, oferecido pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, condecorou a presidenta da AMATRA1, Daniela Muller, pela atuação em defesa dos direitos das mulheres na Justiça do Trabalho.
Organizada pela vereadora Monica Benicio (PSOL), a solenidade homenageou 70 mulheres e instituições pelas contribuições à causa feminina em variados segmentos sociais. A premiação foi criada em 2021 com o objetivo de reconhecer mulheres que, no cotidiano, inspiram a luta pelos direitos femininos.
Homenageadas pela premiação
“Este prêmio, para nós feministas e para o meu mandato, especificamente, é uma grande honra. A principal mensagem é o reconhecimento dessas mulheres, que não necessariamente estão nos holofotes, mas possuem uma importância fundamental em várias frentes de luta”, afirmou a vereadora.
Na cerimônia em frente à sede da Câmara, na Cinelândia (Centro do Rio), a centenária Maria Soares, conhecida como Dona Santinha, recebeu o título de Cidadã Carioca. Dona Santinha é uma referência na militância negra e um símbolo da luta feminista no Rio de Janeiro.
Maria Soares recebe título de Cidadã Carioca
O prêmio visa também a articulação entre os movimentos sociais e a sociedade civil organizada, com o intuito de divulgar demandas e urgências da coletividade.
“São referências para nós na luta feminista, na luta pelo direito das mulheres. Reconhecer mulheres que estão no seu cotidiano, empenhando sua vida a serviço da garantia de direito das mulheres, para nós é algo muito importante, porque nos inspira. Que isso possa servir de inspiração, assim como serve também para o nosso trabalho aqui na Câmara Municipal”, concluiu Monica Benicio.
Juízas Áurea Sampaio e Daniela Muller
O evento reforçou o compromisso de valorizar a contribuição das mulheres na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e humana, celebrando a trajetória daquelas que, dia a dia, lutam por um futuro melhor.
Foto de capa: Daniela Muller recebe prêmio em frente à Câmara do Rio de Janeiro.
Leia mais: AMATRA1 reúne associados aposentados em almoço de confraternização
Anamatra pede equidade no teletrabalho para assistentes de magistrados
Feira de Empregabilidade promove inclusão para pessoas com deficiência