A Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho da 1ª Região (EMATRA1) iniciará suas atividades em agosto. Criada na atual gestão da AMATRA1, presidida pela juíza Daniela Muller, a escola será importante espaço de atualização e formação para profissionais do Direito.
Primeira diretora da EMATRA1, a juíza Claudia de Abreu Lima Pisco conta que a instituição foi idealizada em gestões anteriores, mas efetivamente criada na atual.
“O objetivo da escola é ser um ambiente acadêmico de debate, crescimento e, sobretudo, integração. É um ambiente para congregar, para troca de conhecimentos jurídicos e filosóficos. A ideia é sempre contribuir para o crescimento no ambiente acadêmico jurídico”, afirma.
Embora a cerimônia de inauguração ainda não tenha data oficial, o primeiro evento será o curso “Execução Simplificada e Descomplicada”, ministrado pelo juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Nilópolis, Fernando Abreu, em 2 de agosto.
“Estou muito entusiasmada com o curso, tenho certeza que vai auxiliar os advogados. Quantos processos ficam emperrados, ficam parados, porque às vezes o advogado não sabe, não tem conhecimento ou não se recorda do que deve fazer para efetivar o pagamento? O curso vai auxiliar sobremaneira os advogados”, disse a juíza Aline Maria Leporaci Lopes, coordenadora acadêmica da EMATRA1.
A magistrada declarou que a escola planeja oferecer cursos sobre provas documentais, testemunhais, depoimentos pessoais, provas periciais e digitais, além de práticas em audiência trabalhista.
A EMATRA1 oferecerá cursos voltados a advogados, estudantes de Direito e candidatos a concursos públicos. Está sendo planejada a expansão das atividades ao público externo a partir de 2025. A intenção é oferecer cursos de pós-graduação e formações regulares, abrangendo uma gama maior de matérias e produtos para advogados, procuradores e servidores.
“O desafio da coordenação pedagógica é justamente aliar todos esses interesses, escolher bons temas. Temas interessantes que farão com que as pessoas procurem a EMATRA1 como forma de atualização, reciclagem e aprendizado, tanto para advogados quanto para estudantes de concursos da magistratura em geral”, concluiu a coordenadora.
As inscrições no curso já estão abertas. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 98125-5113.
A EMATRA1 se estabelece como polo de excelência para atuar na formação e atualização dos profissionais do Direito e contribuir no desenvolvimento da comunidade jurídica carioca.
Foto de capa: Logo da EMATRA1.
Leia mais: Presidenta critica modelo de recuperação judicial em entrevista ao UOL
Presidenta da AMATRA1 manifesta preocupação com metas do CNJ
Áurea Sampaio e Cléa Couto recebem Medalha Chiquinha Gonzaga