O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou este mês mais uma campanha do projeto “Liberdade no Ar”, focado na conscientização da sociedade sobre a importância do combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo.
Os dois novos vídeos da campanha “Expectativa x Realidade” relatam situações verídicas de exploração sob falsas promessas de emprego e amizade.
Os conteúdos compartilhados no canal do MPT no YouTube informam sobre casos reais que alertam para os perigos ocultos por trás de propostas de emprego aparentemente vantajosas.
Em “Dolores”, a história da mãe que, buscando proporcionar vida melhor ao filho, aceita emprego com moradia e alimentação garantidas em uma cidade de grande porte. A promessa era falsa. Ela foi submetida a condições de trabalho exaustivas e degradantes, tornando-se vítima de trabalho escravo. A coragem de Dolores em denunciar a exploração a libertou da situação.
Frame do vídeo Daiana (1)
Em “Daiana”, a narrativa revela como a oferta de trabalho como cozinheira, feita por uma amiga influenciada pelas redes sociais, se transformou em convite para exploração sexual. Daiana descobriu o logro, conseguiu escapar da armadilha e denunciar os criminosos.
Frame do vídeo Daiana (2)
Os vídeos da campanha expõem histórias alarmantes e buscam sensibilizar o público sobre a importância de verificar a veracidade das propostas de emprego antes de aceitá-las.
O projeto “Liberdade no Ar” completa cinco anos. Evoluiu de uma iniciativa voltada a orientar passageiros e funcionários de aeroportos sobre uma campanha abrangente de prevenção, o que contribui para o enfrentamento desses graves problemas sociais.
Foto de capa: Frame do vídeo Dolores (1).
Leia mais: Ministros do TST participam de programa de memória histórica no Rio
Inscrição no 11º Prêmio Anamatra de Direitos Humanos termina segunda-feira (22)
Presidenta da AMATRA1 manifesta preocupação com metas do CNJ