Cesar Marques Carvalho recebe Medalha Tiradentes na Assembleia Legislativa

Em sessão na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o desembargador Cesar Marques Carvalho, associado da AMATRA1 e   presidente do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), recebeu a Medalha Tiradentes, nesta quarta-feira (7). Presente à cerimônia, a juíza Daniela Muller elogiou a iniciativa do Legislativo fluminense.

“É um reconhecimento da importância da Justiça do Trabalho, do papel e da missão de aplicação da legislação dos direitos sociais. É muito gratificante ver que a Casa Legislativa reconhece essa atuação”, afirmou a presidenta, que também representou a Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) na solenidade. 

Presidenta da AMATRA1 parabeniza desembargador Cesar Marques

Cesar Marques recebeu a medalha e o diploma correspondente em reconhecimento à sua trajetória e contribuições ao Estado do Rio. Ele destacou a importância da administração dos órgãos públicos.

“Estou emocionado com o que está acontecendo hoje. Sempre tive uma ligação muito grande com a administração do Estado. E a Justiça do Trabalho apoia a sociedade como um todo. A sociedade nada mais é do que aquilo que o trabalhador gera, o que o trabalhador faz”, disse o desembargador. 

Discurso do presidente do TRT-1

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) foi o autor da proposta que resultou na entrega da maior honraria da Alerj. A medalha é concedida a personalidades que se destacam pelos serviços prestados à sociedade fluminense. 

Na solenidade, realizada no plenário da Alerj, Jari Oliveira destacou a dedicação e os relevantes serviços prestados por Cesar Marques. 

“O desembargador tem uma longa e bem-sucedida trajetória. Sempre pautando sua atuação pela ética, em prol do avanço e da democratização da Justiça. Cesar Marques engrandece o nosso Judiciário, não só com seu currículo brilhante, mas com sua humanidade”, observou o deputado. 

Deputado Jari Oliveira entrega o diploma para Cesar Marques

O magistrado formou-se em Direito pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ingressou na Justiça do Trabalho em 1989, como juiz substituto do TRT-1. Presidiu a 2ª Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro e foi titular da Vara do Trabalho de Itaperuna (RJ), de 1993 a 2002.

Em 2004, o homenageado foi promovido a desembargador federal do Trabalho. Desde então, atuou em turmas e comissões do Tribunal, além de ter sido designado juiz e desembargador-assessor da presidência em várias ocasiões.

Eleito vice-presidente do TRT-1 no biênio 2019/2021, presidiu a Sessão Especializada em Dissídios Individuais (Sedi) de 2021 a 2023.

Em 2023, assumiu a presidência do TRT-1 e passou a integrar a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic), o Órgão Especial e o Tribunal Pleno. Em setembro passado, tomou posse como conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para um mandato de dois anos.

Foto: Cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes.

Leia mais: Anamatra organiza em Brasília o 1º Encontro de Diversidade

Primeiro curso da EMATRA1 aborda padronização de pesquisa patrimonial

Inquéritos do MPT apuram se empresa não contrata trabalhador de esquerda