O Tribunal Superior do Trabalho (TST) elegeu, nesta segunda-feira (12), o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, associado da AMATRA1, seu próximo presidente. A escolha ocorreu por aclamação durante sessão plenária. A nova administração do TST tomará posse em 10 de outubro.
O ministro sucederá ao atual presidente, ministro Lelio Bentes Corrêa, também associado da AMATRA1. Veiga foi eleito por aclamação para o biênio 2024-2026. Na sessão, ele destacou a relevância da Justiça do Trabalho.
“Precisamos reafirmar nossa história, nossa autoridade e nossa força, especialmente enquanto celebramos os 80 anos da Justiça do Trabalho. Dedicamos nossas vidas a uma área do Direito que se notabiliza pela questão social, uma área que depende de nossa resposta célere e efetiva para pacificar essa questão no Brasil. Para mim, é uma honra poder exercer a presidência do Tribunal”, afirmou.
O presidente eleito falou sobre sua trajetória na magistratura, desde o início como juiz até se tornar ministro. Ele ressaltou a importância da união, da coerência nas decisões judiciais e da reafirmação dos princípios do processo do trabalho.
Aloysio Corrêa da Veiga foi presidente da AMATRA1 de março a dezembro de 1993. Formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, iniciou sua carreira como juiz substituto do Trabalho da 1ª Região, em 1981.
Em 1997, foi promovido a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), onde presidiu a 6ª Turma até sua convocação para o TST, em 1998. Tornou-se ministro efetivo em 2004.
Durante sua carreira no TST, Veiga presidiu a 6ª Turma e integrou comissões importantes, como a Permanente de Jurisprudência e Precedentes Normativos. Ocupou o cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde participou de comissões voltadas à eficiência operacional e gestão de pessoas.
A AMATRA1 parabeniza o ministro Aloysio Corrêa da Veiga pela eleição ao cargo de presidente do TST. A associação expressa seu orgulho pelo desempenho e dedicação contínuos do ministro. Sua trajetória na Justiça do Trabalho e seu comprometimento com os princípios da justiça social refletem o elevado padrão que a AMATRA1 valoriza e promove.
Com informações e foto do TST.
Leia mais: Aline Leporaci e Felipe Bernardes se tornam titulares em Varas da capital
AMATRA1 recebe novos juízes do TRT-1 em coquetel de boas-vindas
Mulher é resgatada após duas décadas de trabalho análogo à escravidão