Novos associados compartilham expectativas da carreira de magistrado

Os novos magistrados associados à AMATRA1, ao iniciarem suas atividades no TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), defendem a importância da defesa dos direitos dos trabalhadores e a busca por uma Justiça do Trabalho mais eficiente e acessível. 

Charles Braga Alves, Cláudia Cristina Saraiva de Almeida, Helder Iuri Dias Queiroz Teixeira, Marcelo de Almeida Sobral, Milena Novak Aggio e Pedro Emanuel Tauceda Branco consideram a Associação um espaço fundamental para troca de experiências, apoio institucional e defesa dos interesses dos magistrados.

Charles Braga Alves

Charles Alves formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina, seu Estado natal. Após ingressar na Justiça do Trabalho como servidor, primeiro como técnico no TRT-1 e depois como analista no TRT-2 (São Paulo), ele passou a integrar a magistratura, optando por retornar ao Rio de Janeiro. 

O novo magistrado pretende atuar na defesa dos direitos sociais e promover a justiça social, com foco em uma abordagem de isonomia parcial em suas decisões judiciais. 

Ele valoriza o papel da AMATRA1, que oferece benefícios como assessoria jurídica e eventos sociais. Tem interesse em interagir com colegas magistrados, tanto os mais recentes quanto os mais experientes.

Cláudia Cristina Saraiva de Almeida

Natural de São Paulo e formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Cláudia Almeida inicia uma nova fase em sua carreira na magistratura com experiência prévia como servidora do TRT2 e do TRT-8. 

Ela valoriza a importância da AMATRA1 para alcançar conquistas coletivas, pois acredita que a ação conjunta é mais eficaz. 

“Agora como magistrada, espero continuar contribuindo para um país mais justo, mais socialmente igual e para que a sociedade seja melhor construída e igualitária”, concluiu.

Helder Iuri Dias Queiroz Teixeira

Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, Helder Teixeira foi analista judiciário no TRT da 11ª Região (Amazonas) por seis anos até ser aprovado no 2º Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho. 

O novo magistrado se associou à AMATRA1 em busca de apoio dos colegas e da Associação para garantir boas condições de trabalho, valorização da carreira e proteção das prerrogativas. Ele destacou o curso de formação como fonte rica de aprendizado e espera contribuir de forma eficiente e pacificadora na sua nova fase.

“O TRT-1 tem nos recebido bem. Aguardo ansiosamente o ingresso na jurisdição para colaborar com o Tribunal e, principalmente, com a sociedade. Almejo auxiliar o Tribunal a atuar pelo cumprimento das leis e pela promoção da justiça social, de forma célere, eficiente e pacificadora”, afirmou. 

Marcelo de Almeida Sobral

Marcelo Sobral é formado pela UniRio e pós-graduado em Direito pela Uerj. Iniciou sua trajetória como oficial de Justiça no TRT da 15ª Região, em Campinas (SP).

Sobral expressa o desejo de contribuir com uma prestação jurisdicional rápida e de fácil compreensão para o cidadão. 

O juiz destacou o engajamento na AMATRA1 na defesa das garantias da magistratura. Ele deseja acompanhar as transformações e debates do Direito Processual e Material do Trabalho, com o intuito de contribuir de forma reflexiva e eficaz em sua atuação.

Milena Novak Aggio

Milena Aggio é paranaense de Ponta Grossa, formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a faculdade, atuou como técnica administrativa. Após se mudar para Brasília em 2019, exerceu a advocacia até ser aprovada no concurso para a magistratura, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. 

Suas expectativas ao se associar à AMATRA1 incluem o fortalecimento do associativismo para garantir os direitos da categoria e melhorar as condições de trabalho, tanto para os magistrados quanto para a prestação jurisdicional. Ela busca integração com os colegas e valoriza a importância do convívio social, esportivo e acadêmico. 

Além disso, pretende contribuir com a Associação em debates, eventos e comissões. Ela anunciou o compromisso de oferecer uma prestação jurisdicional ágil e acessível ao cidadão.

Pedro Emanuel Tauceda Branco

Pedro Emanuel Branco nasceu em Vitória, onde se formou em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Inicialmente, tentou cursar Medicina na UniRio, no Rio de Janeiro, mas, insatisfeito, retornou a Vitória e optou pelo Direito. 

Após a formatura, Pedro iniciou sua carreira na advocacia empresarial, mas logo percebeu que a área não era o que o almejava. Ele experimentou a advocacia trabalhista de reclamante, mas também não se identificou com essa forma de atuação. Decidiu, então, seguir carreira na magistratura.

Ele afirmou estar orgulhoso de fazer parte de uma Associação com um forte histórico de atuação em defesa da democracia e dos direitos sociais. “Minha esperança é poder estar sempre à disposição do que a Associação e do que o jurisdicionado precise e estar desempenhando bem esta função pública tão relevante.” 

Foto de capa: Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Charles Alves, Cláudia Almeida, Hélder Teixeira, Marcelo Sobral, Milena Aggio, Pedro Branco.

Leia mais: Escolhido pelo CSJT, projeto e-Garimpo, do TRT-1, terá difusão nacional

TRT-1 conquista terceiro lugar no Prêmio de Inovação do Judiciário

Laboratório de Inovação-Lírio, do TRT-1, inaugura sede oficial