Livro traz depoimentos de pessoas com deficiência na Justiça do Trabalho

O livro “Tudo sobre nós, por nós! Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho” reúne  depoimentos de servidores e magistrados com deficiência que atuam na Justiça do Trabalho. Entre os depoentes, as juízas Luciana Gonçalves de Oliveira Pereira das Neves e Joana Duhá Guerreiro, do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), e servidores.

No depoimento, Luciana compartilha a descoberta tardia de surdez neurossensorial bilateral, aos 23 anos. Desde então, ela desenvolveu formas de lidar com o problema, adaptando-se para continuar a carreira e manter a qualidade de vida. 

Com apoio e determinação, a magistrada superou obstáculos. Presidenta da AMATRA1 no período 2007-2009, ela defende a importância de a pessoa aceitar e viver plenamente com a deficiência.

“Foi extremamente gratificante ser ouvida, poder dizer ao nosso núcleo um pouco das dificuldades vividas, da solidariedade recebida da família, amigos e, especialmente, dos meus servidores, que me apoiam nesta trajetória, pois, sem eles, não sei se chegaria tão longe. As barreiras precisam ser ultrapassadas, mas o pontapé foi dado. Isso é o que importa para chegarmos a uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a ex-presidenta.  

O livro, marco de reflexão sobre inclusão, relata as vivências pessoais e profissionais para mostrar os desafios diários e as barreiras enfrentadas no ambiente de trabalho, assim como as superações e o apoio recebido.

Lançado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) durante o Seminário “Ativismos Para a Luta Anticapacitista no Trabalho”, na terça-feira (24), “Tudo sobre nós, por nós” traz o depoimento de 36 pessoas. 

O livro apresenta, ainda, os depoimentos dos servidores do TRT-1 Jackson Galvão Batista, Maria Villela de Souza Ferreira e Maria Cristina Barbosa Mendes dão seus depoimentos.

A publicação enfatiza a luta contra o capacitismo e destaca o compromisso da Justiça do Trabalho com a inclusão, não apenas para os servidores e magistrados com deficiência, mas também para os usuários que dependem do sistema. 

A versão virtual da obra pode ser encontrada pelo seguinte link.

Foto de capa: capa do livro “Tudo sobre nós, por nós!”.

Leia mais: Documentário do MPT aborda assédio eleitoral no ambiente de trabalho

Escolhido pelo CSJT, projeto e-Garimpo, do TRT-1, terá difusão nacional

TRT-1 conquista terceiro lugar no Prêmio de Inovação do Judiciário